3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Outras Cinderelas

Um dos contos de fadas mais populares em todas as gerações, não faltam versões para as telas do conto da pequena gata borralheira. Reunimos aqui alumas delas, confira:

Cinderella (1899)
Primeira versão de que se tem notícia foi produzida por ninguém menos que Georges Méliès. Mudo e em preto e branco, tem cerca de 6 minutos e está em domínio público. Assita!



Cinderella (1914)
Mary Pickford estrelou outra versão muda da história dirigida por James Kirkwood. Com cerca de 50 minutos também pode ser visto on line.



Cinderella (1947)
A versão soviética, já tem som mais ainda é em preto e branco. Dirigida por Nadezhda Kosheverova e Mikhail Shapiro.

Cinderella (1950)
Versão mais popular produzida por Walt Disney é um musical em cores de 74 minutos em animação. Como todo clássico do estúdio é relançado regularmente, nos cinemas e em home-vídeo. Também é fácil encontra-lo em exibição na TV graças às versões remasterizadas da produção.

Cinderella (1957 - 1965 - 1997)
Versão musical para a TV escrito por Rodgers and Hammerstein. Originalmente tinha Julie Andrews no papel principal. Ganhou outras duas versões, em 1965 com Stuart Damon e Lesley Ann Warren. E em 1997 com uma princesa negra, Whitney Houston e Whoopi Goldberg no elenco.

O Cinderelo Trapalhão (1979)
Versão brasileira do conto coloca Renato Aragão como "gato borraleiro", sendo maltratado pelos seus colegas Dedé, Mussum e Zacarias, antes de abusar da licença poética e abandonar de vez o conto.

Cinderella (Zolushka - 1979)
Outra versão soviética é uma animação dirigida por Ivan Aksenchuk. Assista:



Cinderella (1994)
Lançada diretamente em home-vídeo, é uma co-produção entre EUA e Japão com 48 minutos. A animação musical foi lançada em DVD em 2000.

A versão com Drew Barrymore e Angelica Huston é o filme em cartaz desta semana. Acompanhe curiosidades e resenhas do longa, aqui.

Cinderella (2000)
Versão para a TV dirigida por Beeban Kidron. Traz Kathleen Turner como madrasta má.

A nova Cinderela (2004)
Comédia romântica adolescente, dirigida por Mark Rosman, é protagonizada por Hilary Duff e Chad Michael Murray. Traz o conto para os tempos atuais situa toda a ação em um típico high school americano e substitui o sapato por um celular.

Outro Conto da Nova Cinderela (2008)
Lançado diretamente em home-vídeo é uma sequencia temática para o filme de 2004. Traz Selena Gomez e Drew Seeley e conta outra versão moderna do conto. Dessa vez com uma Cinderela dançarina. Tem Jane Lynch no elenco.

A Cinderella Story: Once Upon a Song (2011)
Segunda sequência temática do filme de 2004. Traz Lucy Hale e Freddie Stroma no elenco e uma cinderela com o sonho de ser princesa.

Cinderella (2015)
Ainda no forno, a nova versão tem direção de Kenneth Branagh. Produzido pela Disney promete re-inventar a animação de 1950, em live action. No elenco Lily James, Richard Madden, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter. 


Faltou alguma princesa? Qual sua versão favorita?

0 comentários: