3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cinderela e a cultura pop

Atualmente Cinderela não é apenas uma personagem de histórias infantis. O termo e suas variações, como Gata Borralheira, são muitas vezes utilizados para designar pessoas que trabalham sob condições desumanas, são maltratadas ou subestimadas especialmente por aqueles que deviam se importar com elas. Em casos mais extremos é relacionado até mesmo a pessoas de baixa renda, que sonham e/ou conseguem melhorar de vida.

Cinderella (2006)
Logo, não é surpresa quando encontramos "Cinderelas" em produtos que não tem necessariamente ligação direta com o conto de fadas. Ou ainda pequenas referências homenagens e participações especiais nos mais diversos produtos. Confira alguns deles:

Cinderella (2006)
Longa de horror sul-coreano, conta a história de uma conturbada, assustadora e misteriosa relação entre mãe e filha.

Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009)
Cinderela (Xuxa, a rainha dos baixinhos), se reúne com outras princesas para desvendar o mistério de Feiurinha (Sasha), a moça também vive como uma gata borralheira entre as bruxas. Curioso é que as princesas são todas concunhadas já que todas casaram com um dos irmãos príncipes encantados, filhos de Hebe Camargo!


Deu a Louca na Cinderela (2007)
Essa animação tem uma Cinderela, mas subverte completamente seu conto de fadas, e vários outros também.

Floribella e Cheias de Charme
Outras que também tinham irmãs malvadas e vida de trabalhadora e príncipes encantados, eram a empreguete Cida (Isabelle Drummont) e a Floricienta, que na versão tupiniquim virou a Flor (Juliana Silveira). Ambas versões folhetim televisivo do conto.

Cinderela Baiana (1998)
Pérola do cinema nacional, atualmente sua exibição está proibida por causa de uma pendenga judicial. Cinebiografia da dançarina Carla Perez, virou clássico trash, com cenas do filme (selecionadas por seu humor involuntário) ganhando destaque em sites de streaming de vídeo, fóruns e blogs.

Uma Garota Encantada (2004)
Ella (Anne Hathaway) tem seus próprios desafios já que sua fada madrinha lhe deu o dom da obediência. Em comum com a gata borralheira ela tem, além da fada, duas irmãs malvadas e uma madrasta má.

Shrek
Shrek
Cinderella (voz de Amy Sedaris) é uma das amigas princesas de Fiona. Seguindo o estilo subversivo da franquia, é obcecada por limpeza e usa seus sapatinhos de cristal como uma arma.

Encantada (2007)
A princesa Giselle (Amy Addams) que acaba perdida na New York de 2008. Faz referência a vários clássicos dos contos de fadas produzidos por seu estúdio, a Disney. É claro, a certa altura da história, a moça faz faxina com ajuda de animaizinhos, perde um sapatinho em uma corrida alucinada e um príncipe encontra seu par ao achar alguém cujo pé sirva.


Once Upon a Time
A série de TV que reúne, mistura e oferece novas e modernas abordagens para diversos contos de fada também tem sua versão da gata borralheira. Aqui a moça não recebe a visita de uma boa fada, mas de Rumpeltinskin o senhor das trevas. E quase perde seu primeiro filho para o malvado, em troca da tal noite mágica no baile.

Supernatural
Supernatural
Sam e Dean já precisaram resgatar a Cinderela em sua série de TV. Na verdade uma garota que se encaixava na descrição, e foi escolhida por um espirito perdido de uma criança, que queria encenar na vida real seus contos favoritos.

The Cheetah Girls: As Feras da Música
Filme para TV da Disney, tem uma canção entitulada Cinderela, cujo tema é ter atitude e não esperar por um príncipe encantado como a Cinderella. Em outras palavras Girl Power.



Feiticeiros de Waverly Place
A série infantil sobre uma família de feiticeiros, também encenou sua versão do conto. Transformando seus personagens em parte da história quando um deles resolve ler um livro mágico. O episódio tem a participação de David Coperfield.

Olha só a Scarlett Johansson como Cinderela em um criativo ensaio fotográfico.

0 comentários: