Home » , , » Lenda de que???

Lenda de que???

- Que filme é esse Bia? - Perguntou minha mãe enquanto eu assistia o filme da semana, já na altura do que deveria ser o clímax do longa.
- A Lenda.
- Lenda de que?
- Isso, eu acho que nem os roteiristas sabiam!!! 

Não que a fantasia não tenha suas qualidades. Cenários: ok! Figurinos e penteados típicos: ok! Maquiagem: ok! Enrredo? Desenvolvimento de personagens? Bom... parece que não se pode ter tudo.

Típica princesa de contos de fada Lily (Mia Sara, a namorada de Ferris Bueller) é curiosa e travessa, anda com tipos suspeitos na floresta, mas ainda sim é uma alma pura e inocente. Ela é amiga de Jack (Tom Cruise), um filho da floresta que até fala a língua dos animais. Finalmente o rapaz resolve levar a princesa para ver os míticos unicórnios. Caso você não saiba, donzelas são perfeitas para atrair unicórnios. Os equinos com chifres baixam a guarda na presença de sua alma pura e inocente. É claro, que haveria um vilão espreita na primeira vez que Lily vê uma dessas criaturas.

Voldermort precisava do sangue dos unicórnios para sobreviver, o vilão deste filme Escuridão (representado apenas por seus capangas quase até o clímax)  quer simplesmente extinguir as criaturas luminosas da face da terra. Restam apenas um casal (será que resolveram não acasalar mais, desde que saíram da arca?). E com um deles morto (ou apenas mortalmente ferido? Sério não tenho certeza) o mundo mortal é congelado exceto por Lily e Jack.


Enquanto o mocinho conhece fadas, duendes e elfos que vão elege-lo seu campeão e arma-lo com uma uma bela armadura, que não tem calças. A donzela em perigo, descobre o plano de Escuridão e vaga assustada pela floresta (igualzinho a Branca de Neve de Disney faria) até conseguir encontrar uma das criaturas mágicas e avisar para que fujam. Apenas para imediatamente ser capturada com o último unicórnio restante.

Escuridão então se encanta pela moça, decide leva-la para o lado escuro da força "namorando-a". Sim, você entendeu a metáfora sexual, aliais presente em várias cenas! Cabe agora ao Sir Cruise sem calças, resgatar unicórnio e moça e salvar o planeta de um futuro de Escuridão.
Bela cena, onde a mocinha é seduzida pelo lado negro da força através
de uma dança com metáforas impróprias para menores!
Ok! Fantasias são cheias de mistérios e magia, mas também tem regras (próprias ou herdadas de outras lendas) e contexto. Não custa perder alguns minutos para apresentar melhor este universo, aliais inserir o expectador no mundo fantástico é o que o faz torcer por aquela terra imaginária. Lily e Jack são apresentados às pressas, outros simplesmente aparecem e quando indagados sobre sua origem respondem com frases poeticamente vagas.

Mas há algo de bom nesta Lenda! E este lado bom é exatamente, sua parcela malévola. Escuridão (Tim Curry), está oficialmente no meu Top 5 de "diabões" do cinema. Por sua atuação inspirada, que transparece por baixo de toneladas de maquiagem. Mas, principalmente pelas toneladas de bem elaborada maquiagem, que conferem ao ator feições diabólicas, pele vermelha e chifres gigantescos. Felizmente, não assisti este longa na infância pois, teria pesadelos. Hoje em dia, bem que eu estava torcendo pelo vilão.

Voltando à questão título deste post...
Uma lenda conta, que existe de um clássico de fantasia oitentista que reúne o trabalho de Ridley Scott (Alien - O 8° Passageiro, Blade Runner), de um muito jovem Tom Cruise. Onde, então, futuro astro astro de Missão Impossível, salvaria unicórnios e a namorada de Ferris Bueller de um dos melhores diabões do cinema, que outrora encarnara o cientista louco, travesti e transexual chamado Dr. Frank-N-Furter

Dizem que há quem ame, e quem odeie essa tal A Lenda, depende de quem você era ao se deparar com ela. Mas é apenas o que dizem, e você? O que acha?

2 comentários:

renatocinema disse...

Eu não acho, tenho certeza, que fui feliz ao pular essa obra. kkkk

Detalhe: amo fantasias, estilo Labirinto e derivados. Essa porém, nunca me atraiu.


Abraços

Fabiane Bastos disse...

Este filme está quase na categoria "é tão ruim que é bom" Renato! Mas assistir na infância (de preferencia na sessão da tarde dos anos 80/90) deveria produzir um efeito melhor nos expectadores, rs!

Ah! E aproveite, Labirinto é o filme desta semana \o/

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates