Home » , , » Um pouco mais do gênero: Road Movies

Um pouco mais do gênero: Road Movies

Em bom português "Filme de estrada", é um gênero onde a trama se desenrola durante uma viagem. No formato, geralmente os personagem tem um objetivo final, mas são constantemente interrompidos por várias situações-problema que são resolvidas conforme e história transcorre. Estas consequentemente alteram a perspectivas de nossos heróis sobre algo, ou mesmo tudo.
Pequena Miss Sunshine - 2006
Na Estrada - 2012
Suas raízes vem de contos falados e escritos de grandes jornadas como a Odisséia. Geralmente protagonizados por personagens, que buscam ou precisam de novas perspectivas, é "Bildungsroman", uma história em que o herói muda, cresce ou melhora ao longo da jornada.

Apesar de ter nascido junto com o cinema, o estilo se tornou popular e ganhou status de gênero após a 2ª Guerra Mundial. Refletindo o crescimento da produção de automóveis, e da cultura jovem. Afinal adolescentes e jovens adultos à caminho do amadurecimento são os melhores candidatos para por o "pé na estrada".

Priscilla, A Rainha do Deserto - 1994
Mas não se engane, nunca é tarde para embarcar em uma jornada de auto-conhecimento, e o gênero não está restrito á modernidade da segunda metade do século XX em diante. Aliais nem mesmo é obrigatório o uso de um carro, ou uma estrada pavimentada. Tudo o que é preciso, é um personagem com disposição, um ponto de partida, um de chegada e o caminho entre eles (que na maioria das vezes não é uma linha reta).

Central do Brasil - 1999
Dito isso, basta prestar um pouco mais de atenção para descobrir os mais inusitados Road Movies "oficiais" ou não. Em nossa lista por exemplo, temos o clássico Thelma & Louise, além dos 4 títulos deste mês especialmente dedicado ao gênero: Diários de MotocicletaNa Natureza SelvagemQuase FamososE Sua Mãe Também.

O Mágico de Oz - 1939
Mas também achamos que podem figurar nesta lista títulos como: Conta Comigo, O Senhor dos Anéis, Toy Story, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I, O Mágico de Oz. Afinal, esse pessoal andou a beça, para ver um cadáver, destruir o Um Anel, voltar para o Andy, colecionar Horcruxes, ou chegar à Cidade das Esmeraldas, este último literalmente com o "pé na estrada de tijolos amarelos"!
Conta Comigo - 1986
Quais os seus Road Movies favoritos? E quais títulos você acha que também podem ser "filmes de estrada" apesar de seus gêneros principais serem outros?

4 comentários:

renatocinema disse...

Bom texto.

Adoro alguns filmes......odeio outros.

Bela lembrança ao classificar Conta Comigo no gênero.

abs

Fabiane Bastos disse...

Obrigada! Parando para pensar acabamos descobrindo filmes de outros gêneros q também são "road movie". Ficamos tanto tempo nessa brincadeira "genero tal + road movie", que o post quase não saiu, hehehe

Abs

Jaqueline disse...

Lembrando destes Road movie ""diferentes, meu preferido é No Tempo das Diligências, como vocês disseram existem vários personagem , diferentes entre si,saindo de uma mesma cidade e tentando passar vários obstáculos(diferenças sócias, gravidez, índios etc) para chegar em outra cidade e alcançar, ou não, seus objetivos

Fabiane Bastos disse...

Olha aí, Jaqueline você lembrou de um que nós não.

Sabia que já fizemos uma semana para "No Tempo das Diligências"? (http://goo.gl/T7o2g2)

Obrigada pela visita e volte sempre!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates