Em bom português "Filme de estrada", é um gênero onde a trama se desenrola durante uma viagem. No formato, geralmente os personagem tem um objetivo final, mas são constantemente interrompidos por várias situações-problema que são resolvidas conforme e história transcorre. Estas consequentemente alteram a perspectivas de nossos heróis sobre algo, ou mesmo tudo.
Pequena Miss Sunshine - 2006 |
Na Estrada - 2012 |
Suas raízes vem de contos falados e escritos de grandes jornadas como a Odisséia. Geralmente protagonizados por personagens, que buscam ou precisam de novas perspectivas, é "Bildungsroman", uma história em que o herói muda, cresce ou melhora ao longo da jornada.
Apesar de ter nascido junto com o cinema, o estilo se tornou popular e ganhou status de gênero após a 2ª Guerra Mundial. Refletindo o crescimento da produção de automóveis, e da cultura jovem. Afinal adolescentes e jovens adultos à caminho do amadurecimento são os melhores candidatos para por o "pé na estrada".
Priscilla, A Rainha do Deserto - 1994 |
Mas não se engane, nunca é tarde para embarcar em uma jornada de auto-conhecimento, e o gênero não está restrito á modernidade da segunda metade do século XX em diante. Aliais nem mesmo é obrigatório o uso de um carro, ou uma estrada pavimentada. Tudo o que é preciso, é um personagem com disposição, um ponto de partida, um de chegada e o caminho entre eles (que na maioria das vezes não é uma linha reta).
Central do Brasil - 1999 |
Dito isso, basta prestar um pouco mais de atenção para descobrir os mais inusitados Road Movies "oficiais" ou não. Em nossa lista por exemplo, temos o clássico Thelma & Louise, além dos 4 títulos deste mês especialmente dedicado ao gênero: Diários de Motocicleta, Na Natureza Selvagem, Quase Famosos, E Sua Mãe Também.
O Mágico de Oz - 1939 |
Mas também achamos que podem figurar nesta lista títulos como: Conta Comigo, O Senhor dos Anéis, Toy Story, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I, O Mágico de Oz. Afinal, esse pessoal andou a beça, para ver um cadáver, destruir o Um Anel, voltar para o Andy, colecionar Horcruxes, ou chegar à Cidade das Esmeraldas, este último literalmente com o "pé na estrada de tijolos amarelos"!
Conta Comigo - 1986 |
4 comentários:
Bom texto.
Adoro alguns filmes......odeio outros.
Bela lembrança ao classificar Conta Comigo no gênero.
abs
Obrigada! Parando para pensar acabamos descobrindo filmes de outros gêneros q também são "road movie". Ficamos tanto tempo nessa brincadeira "genero tal + road movie", que o post quase não saiu, hehehe
Abs
Lembrando destes Road movie ""diferentes, meu preferido é No Tempo das Diligências, como vocês disseram existem vários personagem , diferentes entre si,saindo de uma mesma cidade e tentando passar vários obstáculos(diferenças sócias, gravidez, índios etc) para chegar em outra cidade e alcançar, ou não, seus objetivos
Olha aí, Jaqueline você lembrou de um que nós não.
Sabia que já fizemos uma semana para "No Tempo das Diligências"? (http://goo.gl/T7o2g2)
Obrigada pela visita e volte sempre!
Postar um comentário