Charles e Eric

Todo mundo já foi jovem. Mas, assim como é difícil imaginar nossos pais antes de nós, é tarefa complicada imaginar os líderes das duas maiores vertentes mutantes antes de efetivamente se tornarem Magneto e Professor X. É por ponto de vista, e consequentemente na relação entre esses futuros antagonistas, que X-Men - Primeira Classe acertadamente aposta. Mesmo porque o desfecho desses acontecimento é de conhecimento da grande maioria.


Enquanto crianças, Charles descobre, e acolhe, uma garotinha azul furtando comida em sua luxuosa cozinha, Eric enfrenta o campo de concentração, a perda dos pais, a descoberta e exploração de seus poderes. Estabelecida as bases das personalidades dos dois, resta ver como interagem.

O "estiloso" Sebastian Shawn  e Emma Frost
Eric (Michael Fassbender) está completamente focado em uma vingança obssessiva, e Charles (James McAvoy) acaba se tornar professor, e como todo jovem comemora, enche a cara e passa cantadas com fundo científico. Quando são, de uma forma ou de outra, recrutados pela CIA, e passa a procurar e recrutar outros como eles, teoricamente para entender e aprender a usar esses dons da melhor maneira possível. Em meio a tudo isso, ainda precisam proteger os pobres e desinformados humanos de uma possível terceira guerra mundial. Esta, é claro, causada por um mutante vilão "do mal",o estiloso Sebastian Shaw (Kevin Bacon). Ou você achava que não teria um?

O primeiro X-Team
São então recrutados os membros da primeira equipe de X-Men: Destrutor (Lucas Till), Fera (Nicholas Hoult), Banshee (Caleb Landry Jones), Darwin (Edi Gathegi) e Angel (Zoe Kravitz). Todos jovens, descobrindo seus poderes. Cabe aqui a recorrente temática de auto-aceitação, onde além de entender suas habilidades os jovens tem de aceitar que são diferentes e ter orgulho disso. Cabe a Mística (Jennifer Lawrence) o maior do desafios: aceitar sua natureza para poder alcançar seu potencial.

A humanidade ainda não tem conhecimento da existência de mutantes, mas a chegada do momento dessa descoberta é cada vez mais eminente. Diante do provável preconceito dos humanos "normais", qual caminho seguir? Buscar aceitação de forma pacifica, e paciente. Ou aceitar que a raça inferior é incapaz de aceita-los e reagir com ações mais "firmes"? Conhecendo o passado e as razões que levam Xavier e Magneto a ter ideias tão distintas da sociedade, somos levados a pensar: nenhuma das visões está errada.

A lá, que legal!
Apesar do incomum espaço para o desenvolvimento de bons personagens, este ainda é um filme de ação. As sequências de ação não apenas funcionam como, não desperdiçam poderes mutantes apenas para mostrar que o longa tem orçamento de sobra para efeitos especiais. Mesmo na cena onde os jovens recrutas exibem suas habilidades uns aos outros, há um objetivo além de "porque é legal".

Mas é legal! Divertido e inteligente, nos apresenta personagem que adoramos sob um novo ponto de vista, sem que odiemos essas novas versões. E ainda nos faz querer rever os três primeiros X-Men, sob o risco de redescobri-los com a adição desse ponto de vista. Quem diria que jovens inexperientes seriam capazes de tantas coisas? É todo mundo já foi jovem um dia. Mas os "garotos" de X-Men Primeira Classe, parecem bem mais engajados que nós!


Resenha publicada originalmente em Julho de 2011 no blog Ah! E por falar nisso...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates