Então...


O livro é bem mais sinistro que isso
Tem duas versões sobre a história da menina curiosa que cai na toca de um coelho e vai parar num mundo de fantasia que eu gosto muito: a primeira é a versão original, a dos livros de Lewis Carrol; a segunda é a versão em animação dos estúdios Disney - apesar das diferenças significativas. Quando ouvi falar da versão de Tim Burton para o clássico, e que ele misturaria os livros Alice no País das Maravilhas e Através do espelho, eu fiquei com um pé atrás. Mas o coração da gente é fraco, e eu quis dar um voto de confiança - até porque a trinca de ouro estava garantida, com a escalação de Helena Bonham Carter e Johnny Depp. Bem, eu estava certa em recear. Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010) tentou misturar tudo: Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter), Rainha Branca (Anne Hathaway), Chapeleiro Louco (Johnny Depp), Coelho Branco, Tweedle-Dee e Tweedle-Dum (Matt Lucas), Gato de Cheshire, dragão malvado, chá das cinco, luta de espadas, romance, lição de moral, noções de política e CGI. Não deu muito certo. 

Alice (Wasikowska): mas o quê?!
O filme começa com Alice (Mia Wasikowska) em uma festa organizada por sua irmã mais velha, onde seria anunciado o noivado dela com um almofadinha qualquer. No meio dessa festa chata, Alice vê o Coelho Branco e vai correndo atrás dele. Cai no buraco e adentra um mundo mágico, onde beber de um vidrinho a faz encolher e comer um bolinho a faz crescer. Acreditando ser um sonho, ela continua em meio às esquisitices. Encontra os gêmeos gordinhos, uma rata bem malcriada, o coelho e uma lagarta que a põem em dúvida sobre ela ser ela mesma e qual seria seu destino. Depois de ver que ela estava destinada a matar o dragão Jaguadarte (dublado por Christopher Lee) no dia do "juízo final", até ela começou a duvidar de si própria. Conversa vai, conversa vem, andando pela floresta ela encontra o Gato de Cheshire (não sei como chamá-lo, prefiro Cheshire Cat - mas em português é Gato Risonho, mas não gosto muito dessa tradução). Ele a faz chegar até o Chapeleiro Louco e a Lebre Maluca, que a protegem de ser encontrada pela patrulha de busca da Rainha Vermelha - que já sabia de seu retorno ao país e de seu destino de matar o dragão, acabando com seu reinado. 

"Fora, Cabeçuda!"
O Chapeleiro Louco arrisca a própria vida para enviar Alice até o palácio da Rainha Branca, mas ela teima em voltar para salvá-lo da Rainha Vermelha. Depois de se passar por amiguinha da Rainha Vermelha e ver como ela maltratava todos em seu reino, ela consegue dar um jeito de resgatar não só o Chapeleiro, mas também o Coelho, Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, a espada que matará o dragão e ainda ganha uma fera de brinde. Já com a Rainha Branca, ela tem que decidir se realmente é a Alice da profecia ou não. Com uma ajudinha extra da lagarta no momento crucial, ela decide, enfim, partir para a batalha. Tudo ocorre como o previsto: Alice mata o Jaguadarte e todos são felizes para sempre no país das Maravilhas - menos a Rainha Vermelha e o soldado que foi acorrentado à ela, como castigo pelas coisas ruins que fizeram. Alice decide voltar para seu mundo e tornar-se dona de seu destino: diz não ao noivado, "samba na cara das inimigas"  - quase literalmente - falando boas verdades para todo mundo na festa, e decide partir para outros países maravilhosos - esses reais, viajando como aprendiz de mercadora. E este, senhores, é o fim (da picada).

Muito CGI pra pouco efeito na estória...
Dá pra perceber que o filme é totalmente pensado para impressionar no quesito efeitos visuais. A história da Alice fica quase em segundo plano, tamanha dedicação para os efeitos especiais. O tal do passo maluco no fim da batalha foi ridículo. Não houve nada mais sombrio no clima do filme, se é que essa foi a intenção em se trazer Burton para dirigi-lo; apenas houve a credibilidade do nome do diretor como um escudo para as críticas ou um chamariz para fãs. As rainhas me deram nos nervos: a Branca pelos trejeitos desajustados de Hathaway - precisa ficar com as mãos suspensas no ar o tempo todo para indicar leveza?, e a Vermelha pelo efeito esquisito da cabeçorra. Carter até que dá um pouco de dignidade à ela, mas... Não sei, não consegui gostar da Rainha Vermelha, achava que ela deveria ser mais temperamental e menos mimadinha (sem falar de apaixonadinha). Todos os outros personagens digitais parecem banais, exceto a lagarta. Um show de animação, claro, mas sem muito a acrescentar. De longe, esse é o filme de Tim Burton com menos cara de Tim Burton, e uma decepção completa pra mim. A impressão que dá é que o filme foi levemente inspirado na mitologia de Alice, não uma tentativa de levar a história em si para as telas. Não gostei da primeira vez que vi, e quase dormi da segunda vez que revi para avaliar para o blog. E, pra mim, já deu.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates