Home » , » As bruxas do cinema

As bruxas do cinema

Passamos o mês de Halloween tentando reunir, as melhores bruxas das telonas. O resultado? Uma enorme lista de maldosas aleatórias, que tenta inutilmente mencionar todas as bruxas do cinema. É claro que esquecemos várias, então façam-se ouvir nos comentários.

*Para sua proteção apontamos as bruxas boas, com o texto em cor diferenciada.

Yubaba
Uma bruxa velha, com uma cabeça enorme, voa. Mãe de um bebê gigante, é dona da casa de banhos dos espíritos, e e aprisiona pessoas apenas retirando seus nomes. Ao menos foi assim que a protaginista de A Viagem de Chihiro conheceu esta bruxa em particular.

Rasputin
Poderoso feiticeiro que ajudou a terminar com era dos czares russos. Inspirado por um personagem real, sua versão animada além de fazer mágica de verdade, estava meio "podre" e tinha um rato como assistente. Obcecado por eliminar toda a família Romanov, leva mais de 10 anos na busca pela jovem Anastácia.

Angelique
Mulher traída é perigosa se for uma bruxa então! Angelique (Eva Green) transformou o ex-amante Barnabás em vampiro e o enterrou à sete palmos, antes de acabar com o legado de sua família em Sombras da Noite.

Isabel Bigelow
Versão para o cinema do clássico da TV A Feiticeira. Nicole Kidman interpreta uma feiticeira do bem de verdade que acidentalmente é escalada para viver Samantha, a feiticeira da TV, em um remake da série.

Jadis
A Feiticeira Branca vivida por Tilda Swinton, condenou Nárnia a um inverno (sem natal) de 100 anos, em As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Fez tanto sucesso que mesmo depois de morta continuou aparecendo em adaptações da franquia que não tinham a personagem na versão escrita.

Eglantine Price
Tradicional bruxa britânica (Angela Lansbury), se formou por correspondência. Durante a 2ª Guerra Mundial, abrigou crianças, e enfeitiçou uma cama para poder viajar por aí em Se Minha Cama Voasse.

A Bruxa de Blair
A bruxa do found footage, ela existe, faz maldades, mas vê-la é um desafio.

Elvira
A Rainha das Trevas nem sabia que era bruxa, antes de receber um livro de "receitas" como herança. Cassandra Petterson faz aparições como a personagem até hoje.


  • Sessão Disney - começando com à clássica fábrica de malificência...
Rainha Má
A "primeirona", era rainha e bruxa. Obcecada pela beleza, chega ao extremo de ficar velha e feia apenas para eliminar a concorrência em Branca de Neve e os Sete Anões.

Malévola
Injustiçada passou décadas como a imagem de pura maldade (poxa, o nome dela é Malévola!) por causa de suas atitudes em A Bela Adormecida. Apenas em 2014, descobrimos o lado dela da história, em um filme em que ela é a personagem título Malévola.
ATENÇÃO: Tem habilidade de virar dragão (ou não, depende da versão)

Madame Min
Todos acham que é malvada, porque trava um duelo com Merlin (ou talvez porque se pareça com uma bruxa malvada do Pernalonga). Apesar da má fama adquirida em A Espada Era a Lei, quando passou para os quadrinhos, ficou simpática e muito poderosa

Úrsula
A Bruxa do Mar, é meio mulher, meio polvo, troca favores por almas, e qualquer outro dom dos desfavorecidos que vão procurá-la. Roubou a voz e quase ficou com a alma de Ariel em A Pequena Sereia.
ATENÇÃO: Pode mudar de forma e ficar gigante.

Madrasta do Edward
Susan Sarandon, uniu nesta figura todos os estereótipos criados pela disney até então. Madrasta Má do príncipe Edward, manda a futura nora para um lugar terrível, Nova Yorque. Não satisfeita, manda capangas atrás da moça, a envenena com uma maçã, e vira dragão.

Gothel
Essa só queria ficar jovem para sempre, precisava de uma flor para se manter jovem (o que põe em dúvida suas reais habilidades em bruxaria). Quando a magia da planta foi transferida para Rapunzel, ela até tentou pegar apenas parte da mágica, mas não teve jeito ela teve que sequestrar a protagonista de Enrolados.

Bruxa/Carpinteira
Ela não tem nome. Mas há teorias que na verdade de que ela seja a Boo, a garotinha de Monstros S.A., de quem também não sabemos o nome, já crescida. Não é exatamente malvada, é divertida e cheia de truques que aparentemente ensinam lições de moral.

A Bruxa
Ainda não sabemos muito da bruxa de Caminhos da Floresta. Mas, sabemos o mais importante: a intérprete é Meryl Streep. O filme da Disney que deve reunir muitos contos de fada chega aos cinemas brasileiros em Janeiro de 2015.

Jafar
Primeiro represente masculino da Disney. Quer mandar no mundo, por causa disso consegue poderes ilimitados, mas fica preso em uma lampadazinha, em Aladim.

Mama Odie
Tradicional bruxa voodu sulista estadunidense. Vive reclusa na floresta e até onde sabemos não faz maldades. A Princesa e o Sapo.

Dr. Facilier
Bruxo diplomado também trabalha com o voodu sulista estadunidense. Azarado na busca por fortuna e poder, acaba devendo aos "amigos do outro lado", ao perder a briga em A Princesa e o Sapo.
ATENÇÃO: Sabe cantar, e lembra vagamente o Ronaldinho Gaúxo.

  • OZ - terra regida por um mágico fajuto, mas cheia de magia

Bruxa Malvada do Oeste / Theodora

Tradicional com pele verde, vestimenta pretas, vassoura e a promessa de pegar você e seu cachorrinho também. Tinha fumaça laranja, e um exército de macacos em O Mágico de Oz e Margaret Hamilton como intérprete. Mais recentemente descobrimos seu nome, Theodora, e sua origem boazinha na pele de Mila Kunis, em Oz Mágico de Poderoso.

Bruxa Malvada do Leste / Evanora
A primeira vez que a vimos, uma casa caíra em cima dela, e só os pés ficaram de fora em O Mágico de Oz. Malvada desde sempre tenta ser a regente, Evanora (Rachel Weisz) em Oz Mágico de Poderoso.

Glinda / Bruxa Boa do Sul
Como é boazinha à conhecemos por seu nome e não título. Gosta de viajar em bolhas de sabão, às vezes canta, e já foi interpretada por Billie Burke e Michelle Williams em i>O Mágico de Oz e Oz Mágico de Poderoso respectivamente.

  • Famílias - porque bruxaria tá no sangue
As Irmãs Sanderson
Winifred "Winnie", Mary e Sarah Sanderson (Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker), apavoraram muitas sessões do Cinema em Casa, bebendo a juventude das criancinhas. As irmãs Sanderson cantavam voavam em vassouras e ficaram adormecidas por 300 anos para escapar da morte em Abracadabra.

Lamia e sua irmãs
Vivida por Michelle Pfeiffer, também tem duas irmãs, de quem geralmente não lembramos o nome. Mas, tudo bem, pois nem a própria Lamia hesita em "esquecer" das irmãs na busca pela beleza e vida eterna em um coração de uma estrela em Stardust - O Mistério da Estrela.

Sally e Gillian Owens
Vividas por Sandra Bullock e Nicole Kidman, as irmãs são de uma longa linhagem de irmãs bruxas. Precisam lutar com uma maldição de família e um namorado grudento fazendo bom uso de seus poderes em Da Magia à Sedução.

Katrina e Lady Mary Van Tassel
Enteada e madrasta não partilhavam das mesmas linhas de magia. Enquanto a jovem vivida por Christina Ricci usava suas habilidades para o bem. A madrasta vivida por Miranda Richardson escravizou um assassino em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça.

Família Stradivarius
Nino, Morgana Dr. Victor e Losângela (Diegho Kozievitch, Rosi Campos, Sérgio Mamberti e Marieta Severo) são os representantes brasileiros da bruxaria no cinema. Apenas Losângela praticava maldades, e também era desconhecida do público. Os outros membros da família, já eram conhecidos da garotada da série de TV que inspirou o Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme.

  • Grupos - por quem tem amigos, morre pagão se quiser
Sarah, Nancy, Bonnie e Rochelle
Bruxas no ensino médio. Nem preciso dizer que adolescentes com poderes, não vão aprontar boa coisa. O menor dos males foi apresentar a "moda gótica" e o comportamento pagão para a geração MTV, em Jovens Bruxas.

Três mulheres entediadas (Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon) e apenas 1 Jack Nicholson para entretê-las.

Participantes da Convenção das Bruxas
Dezenas de feiticeiras atravessam o país para ouvir os planos de sua líder Eva Ernst (Anjelica Huston) para eliminar as crianças da face da terra.

Seguidoras da antiga religião
Morgana (Julianna Margulies), Viviane (Anjelica Huston) e suas companheiras honravam a magia na época do Rei Arthur, protegidas pelas As Brumas de Avalon.

Quase todo Mundo da Franquia Harry Potter
Afinal, nos 8 filmes 98% das presonagens criadas por Rowling são humanos com poderes mágicos. Metade dedicada a boa magia, outros às artes das trevas. Por isso nem vamos tentar contar quantas bruxas e bruxos temos por lá. Mas tudo bem, vamos colocar a foto de alguém bem malvado para ilustrar o post.

Chega ao fim a lista que criou o post mais longo deste blog até hoje. E aí? Quem a gente esqueceu???

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates