Home » , , » As verdadeiras "Bruxas de Salém"

As verdadeiras "Bruxas de Salém"

O verdadeiro episódio das "Bruxas de Salém", aconteceu na Vila de Salem (Dã!), uma Colônia da Baía de Massachustts (New England), onde hoje é a cidade de Danvers. Em 1662, quando Elizabeth Parris de nove anos e Abigail Willams de onze, começaram a exibir comportamento estranho, como blasfêmias, gritos, ataques apoplécticos convulsivos, estados de transe etc.

Ilustração de 1876 da sala de audiências.
Não demorou muito para outras meninas demostrarem comportamento semelhante. E com os escassos recursos da época, os médicos não conseguiram diagnosticar o problema das moças. Era uma época de superstições, logo para aquilo que não compreendemos a resposta é o sobrenatural.

Um exorcista foi recrutado. Cotton Mather, prosseguiu com as investigações. E conseguiu que as garotas revelassem o que supostamente havia desencadeado aquela desordem. Uma série de rituais de vodu que elas viram Tituba, escrava negra que viera das Índias Ocidentais, fazer.

Diante de um tribunal especial as meninas também apontaram outras pessoas, que apenas assistiam ao julgamento. As crianças apontaram qualquer pessoa que não segua à risca as "normas da sociedade". Enquanto a escrava Tituba, não só confessou suas estranhas práticas como afirmou que várias outras pessoas da comunidade também o faziam.

Foi o estopim para a cidadezinha abraçar a obsessão e buscar bruxas em todo canto. Os moradores, desconfiavam, e acusavam todos, vizinhos, amigos, cônjuges. Mais de 300 foram acusadas de práticas infames, e o tribunal trabalhou de julho a outubro daquele ano. Condenando cerca de 20 pessoas, à mote. Sentenças que iram da forca ao esmagamento.

Isso tudo aconteceu em 1662, logo não se espante se encontrar diferentes, versões, números relativos a história. A única certeza é, que várias pessoas, na maioria mulheres, foram condenadas à morte, em uma cidadezinha tomada por uma histeria coletiva.

Também não faltam especulações sobre o que teria causado o comportamento estranho das primeiras meninas. Desde uso de drogas, culpa, choque estérico, capricho, motivações políticas e rivalidades entre os moradores. O incidente é até hoje, tema de pesquisa, estudos sobre a mente, a sociedade. Além e inspiração para tramas literárias, cinematográficas e televisivas, que vão desde reconstrução da lenda, até envolvimento de sua história e mitologia em séries policiais e sobrenaturais.


Muitos mistérios ainda rondam o episódio das Bruxas de Salém, podiam não ser realmente bruxas, mas que existiram, existiram!

É claro, na terra do Tio Sam, existe um Museu das Bruxas de Salém.

Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/feiticeiras.htm

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates