De encher os olhos

Contando com uma luxuosa animação em 3D, um colorido forte e encantador, um roteiro esperto e personagens divertidos, Festa no céu (The book of life, 2014) é um entretenimento de primeira e um deleite para amantes de animação. O filme aborda temas profundos de forma leve e divertida, entretendo adultos enquanto ensina às crianças, com muito bom humor e sutileza, lições sobre a vida e a morte - além de que o México é o centro do Universo!
 
Tudo começa com uma daquelas excursões que todos fazemos aos museus quando estamos no colégio. Um grupo de jovens pestinhas, achando que aquele dia seria super chato, é o último a chegar para visitações naquele 02 de Novembro. Mas eles são recebidos por uma bonita guia, que os leva a descobrir uma ala escondida, onde estão espalhadas diversas coisas sobre o México. O ambiente, cheio de caveiras, é um prato cheio para os ávidos (e agora atentos) olhos das crianças, que passam a prestar atenção em tudo o que a guia fala. Então eles se deparam com o Livro da Vida, um enorme volume em destaque na ala. Mary Beth (Christina Applegate, na dublagem original), a guia, começa a explicar a estória ali escrita com a ajuda dos  bonequinhos representantes dos personagens.
 

Quem diria que uma visita ao museu seria tão legal?
Assim, ela apresenta La Muerte (Kate Del Castillo) e Xibalba (Ron Pearlman), os dois espíritos guardiões dos Reinos dos Mortos. Existe uma diferença entre esses reinos: o regido por La Muerte é colorido e há festa todo dia, afinal ela reina sobre a Terra dos Lembrados. Xibalba foi condenada a reinar sobre a Terra dos Esquecidos, um  lugar triste e sombrio, onde vão os espíritos que não tem ninguém vivo para lembrar-se deles - e que aos poucos, eles desaparecem da existência. Em um Día de Los Muertos, eles se reencontram e decidem apostar uma troca de reinados: se Xibalba ganhasse, iria para o Reino dos Lembrados, e teria direito a sair do lugar horroroso em que vivia. Então, eles escolheram três crianças, três amigos tão diferentes entre si quanto possível - mas que resumiam muito bem o que seria a Humanidade. Manolo (Diego Luna), o filho do toureiro mais famoso de Vila Real, descendente de uma linhagem famosa de toureiros, que tinha a música no coração; María (Zoe Saldanha), a filha do prefeito, corajosa e encrenqueira, que se indignava com as injustiças contra animais e uma feminista em formação; e Joaquín (Channing Tatum), o filho de um grande herói da cidade - o único soldado capaz de proteger a cidade do terrível criminoso Chacal (Dan Navarro) - .e que vivia à sombra da expectativa de todos para que pudesse ser exatamente como ele.
 
Xibalba (Pearlman) e La Muerte (Del Castillo)
La Muerte aposta no coração bom de Manolo, e Xibalba resolve dar uma ajudinha a Joaquín: entrega-lhe uma medalha da Imortalidade, o que significa que nenhum mal pode acontecer a ele em combate. Uma pequena trapaça, mas ele estava realmente querendo sair daquele lugar horrendo. Os três se separam depois que o prefeito manda María estudar em um colégio interno na Espanha logo depois de ela ter causado um rebuliço na cidade ao libertar todos os porcos que iriam para o abate. Anos se passaram até que ela voltasse, e agora Joaquín era um grande herói, maior que seu pai. Ia de cidade em cidade instaurar a paz e expulsar os bandidos, sempre à procura de Chacal, sempre ganhando medalhas de honra. Manolo estava prestes a estrear na arena e ser o novo grande toureiro da família Sanchez. Mas o coração bom de Manolo é contra a crueldade da tourada, assim como sua amada María era contra a maldade com os porcos, e sua maior ambição da vida é apenas seguir seu coração: e seu coração clama por música, e por María. María também não é a mais uma garotinha, agora ela é um mulherão, linda, sensual... E cheia de personalidade, para a tristeza de seu pai. A disputa pelo coração dela se acirra, e Manolo e Joaquín vão usar de todo os seus dons para conquistá-la, decidindo, assim, o destino do mundo dos Mortos.

A família Sanchez, na Terra dos Lembrados
Adorei o fato de o filme ter um humor tão aflorado, especialmente por tratar de um assunto que assusta adultos e crianças: no fundo, o filme fala de como lidar com a morte, e o que fazer de sua vida para que ela não tenha sido em vão. Ok, pode até ser um tema muito batido. Mas ser tratado de uma forma tão lúdica e divertida faz valer o ingresso e a pipoca. A animação é tão rica e bem feita que empolgaria até  os menos entusiastas do gênero - desde Procurando Nemo eu não ficava tão deslumbrada com as imagens que via na telona. As texturas dos bonecos é incrível, eles parecem de madeira de verdade - e é super fofo ver as rugas no rosto da Vovó Sanchez. O mundo colorido do reino de La Muerte é uma festa de verdade, e até nos lembra de um outro mundo dos mortos colorido e divertido que foi visitado por um vivo em outra animação famosa, mas é mexicanamente diferente - e, me arrisco dizer, muito mais legal. Todos os personagens são carismáticos, há números musicais deliciosos (destaques para as versões de Creep, do Radiohead, e de Can't help falling in love with you, de Elvis Presley), muito bom humor. Inspirado na tradição mexicana de festejar o Dia dos Mortos com uma naturalidade ímpar, e uma oportunidade de ser feliz ao invés de nos deixar ainda mais tristes já que não somos imunes à saudade, Festa no céu é um prato cheio para quem busca um pouco de diversão sem compromisso, que deixa um gostinho de quero mais. Mais do que só um filme fofo, é uma celebração à cultura mexicana, à vida e ao amor. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates