3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bruxas no sofá!

De toda a população de personagens tradicionais e sere míticos que já passaram por este projeto, a mais numerosa é sem dúvida a de Bruxas. Já conhecemos feiticeiras boas, más, de caráter ambíguo, de todas as idades, tamanhos e cores. Que tal relembrar todas as conjuradoras que já passaram pelo blog.

Começamos cedo vendo a Bruxa Má do Leste ser esmagada por Doroty, em O Mágico de Oz. A menina ainda conheceu a bruxa boa Glinda e ajudou o povo de Oz a se livrar da Bruxa Má do Oeste. Meses mais tarde, a Rainha Má tentou matar sua enteada para continuar sendo a mais bela do reino, em Branca de Neve e os Sete Anões.


Mas o boom populacional aconteceu mesmo com o mês especial Harry Potter. Afinal, nos 8 filmes 98% das presonagens criadas por Rowling são humanos com poderes mágicos. Por isso nem vamos tentar contar quantas bruxas e bruxos conhecemos aquele mês.

Então demos um tempo na bruxaria, e só voltamos a encontrá-las em As Brumas de Avalon. Depois de quase um mês interio de longas sobre o Rei Artur curiosamente desprovidos de grande magia.


Yubaba é uma bruxa velha, com uma cabeça enorme. Mãe de um bebê gigante, é dona da casa de banhos dos espíritos, e e aprisiona pessoas apenas retirando seus nomes. Ao menos foi assim que a protaginista de A Viagem de Chihiro conheceu esta bruxa em particular.


Demônios, fantasmas e seitas malucas, mas nenhuma bruxa quando resolvemos promover o Mês do Terror. A mesma surpreendente ausência de feiticeiras ocorreu em nosso imprevisível mês dedicado à Fantasias dos Anos 80. Nem mesmo a Feiticeira Escarlate deu as caras durante o mês X-Men, mas ela não é uma bruxa de verdade então, quem liga?

Catrina e sua madrasta foram respectivamente, a bruxa boa e a bruxa má de A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, no mês Depp-Burton. Ainda neste tema Angelique foi a bruxa que aterrorizou o vampiro Barnabás, em Sombras da Noite.

Alguém contou? Com certeza foram muitos bruxos e bruxas nos quase 5 anos de projeto. Elas aparecem como que por mágica. Por isso deixamos de resistir, e aceitamos que precisávamos fazer um mês das bruxas, de preferência, no mês das bruxas de verdade.

Continue nos acompanhado durante este mês de Halloween, para descobrir quais feiticeiras, vão integrar nossa variada galeria de bruxas do cinema!

0 comentários: