Home » , , » Caça às bruxas, uma oportunidade!

Caça às bruxas, uma oportunidade!

Então, eu m lembrei que já havia assistido As Bruxas de Salém quando lançado em VHS. Lá nos anos de 1990, quando minha pouca idade o tornava inapropriado e um tanto quanto incompreensível. Principalmente por eu nunca ter ouvido falar de tais bruxas. Para menina que eu era, um filme chato e esquecível.

Quase duas décadas mais tarde, e com muito mais bagagem cultural, o episódio de salém não é mais um mistério e a trama não é mais incompreensível. Mesmo assim, a sensação de que não tenho a informação suficiente para compreender totalmente os elementos da história permanece.

Mas, desta vez, a culpa não é da minha bagagem, ou dos meus professores de história. Muito menos do fato de que não existe total certeza sobre o que realmente ocorreu aos moradores da verdadeira Salém. A falha é do roteiro!

Direto ao ponto o filme logo nos mostra um bando de adolescentes "dançando" na florestas, e sendo descobertas por seu comportamento inapropriado para moças dos século XVII. No dia seguinte, duas das meninas apresentam um comportamento estranho. Era 1662, e o que não podia ser explicado ou compreendido era irremediavelmente obra do demônio. Logo, as meninas estavam encrencadas, mas diante da dificuldade, elas descobrem uma oportunidade, a de se livrar daqueles que incomodam.

Tudo isso sem sequer um minuto reservado para apresentar as personagens. Você sabe que deve prestar atenção na Winona Ryder, pois seu nome está no poster. Mas a trama já está a todo vapor quando, entre uma intriga e outra, finalmente compreendemos sua Abigail, quem é e o que a move.

Boa sorte à quem tentar lembrar os nomes e funções de todos os aldeões que aparecem em cena. As roupas apropriadas à "bons cristãos", moda da época não vão ajudar na identificação. Isso até Daniel Day-Lewis aparecer. Um dos poucos com visual diferente, o que nem era preciso, já que sua atuação rouba a cena, e seria impossível confundi-lo. Pobres adolescentes que mesmo aos berros não conseguem se impor à figura de John Proctor. A não ser é claro para os crédulos, supersticiosos e sedentos de sangue aldeões do século XVII.

Um roteiro fraco, para uma versão própria do misterioso caso em Salém, segundo a visão do dramatugo Arthur Miller. As Bruxas de Salém é sim uma caça às bruxas, mas no sentido figurativo da expressão. Sendo os acusados, renegados e toda burocracia uma disputa de terras e poder. Até porque, fossem estes moradores feiticeiras de verdade, a punição na forca não seria suficiente. É na fogueira que se destroem bruxas.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates