Home » , , » Ouvir um sonoro "Goooood Moooorning", as vezes é só o que é preciso!

Ouvir um sonoro "Goooood Moooorning", as vezes é só o que é preciso!

Booooom Diaaaaa Vietnãããã!!! Era assim que Adrian Cronauer (Robin Williams) iniciava seus programas, que revolucionaram a rádio do exército "estadunidense", feita para os soltados na Guerra do Vietnã. Veículo que supostamente deveria levar notícias e diversão pelos jovens que colocavam a vida em risco pelo país, naquela que foi provavelmente a mais equivocada empreitada militar dos Estados Unidos.

Mas é claro, que a rádio não exercia exatamente sua função. As músicas eram selecionadas à dedo. Velhos (e enfadonhos) clássicos apenas, deixando de fora o rock e a musica jovem da época. Provavelmente por que os jovens era os que mais questionavam esta guerra. Com as notícias a situação era ainda pior. Censura! Futilidades, e nada relacionado às perdas americanas, era só o que chegava aos ouvidos dos soldados.

Insubordinado, bem humorado e alheio às convenções, é na figura recém-chegada de Cronauer, à "area desmilitarizada" que o filme se baseia. Ele quebra às regras, leva diversão aos ouvintes, ganha fãs e se torna uma grande dor de cabeça à seus superiores que, não sabem lidar com sua popularidade aliada à insubordinação. Como se livrar de alguém adorado, sem se tornar o vilão?

Ao mesmo tempo Cronauer, anda por Saigon, conhece os "nativos. Desrespeita e e "aprende" os costumes do povo. Faz amigos, mistura culturas. É claro, também precisa lidar com as implicações dessa "socialização".

Tudo isso, em um filme simples, e com uma atmosfera relativamente leve, se considerarmos que a história se passa durante a guerra. Embora a batalha seja uma ameaça constante sob o pano de fundo. O longa ainda questiona o sentido da Guerra do Vietnã, dos conflitos em geral e relações humanas. Além de trazer boa música da época, afinal se passa em uma rádio.

A produção no entanto, não funcionaria sem o talento de Robin William, sua habilidade de comédia rápida e imediata com temas atuais (para a época, claro), e suas inúmeras vozes. O personagem é o protagonista e a alma do filme. É ele que dá o tom bem humorado, e também o mais pesado, nos raros momentos em que piada nenhuma melhoraria a situação. Cronauer, fica "embasbacado", sem ação diante a confusão e raiva diante do maior conflito do longa. E o expectador sente esta mudança brusca em seu bom humor.

Único que consegue se destacar sob a sombra de Williams é Forest Whitaker, ainda em processo de formação do ator oscarizado que conhecemos hoje. Seu personagem é uma espécie de side-kick, amigo, pupilo, e de certa forma uma esperança, nas forças armadas.


Bom Dia Vietnã! apresenta a Guerra do Vietnã, sob um ponto de vista original, mas nem de longe isento dos questionamentos que qualquer guerra impõe. Não, tenta dar sentido ao conflito, nem razão à nenhuma das partes. Mas, esclarece que até nessas situações, começar com um "Bom Dia" pode ser um incentivo e tanto.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates