3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Curiosidades de "O Guia do Mochileiro das Galáxias"

Baseado no livro O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams. Primeiro volume de uma trilogia de 5. Seguido de O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até mais, e Obrigado pelos Peixes!, Praticamente inofensiva e And Another Thing... Este último escrito por Eoin Colfer, mas considerado oficialmente pela família de Adams como o volume 6 da trilogia de 5 do autor.*

*Tá achando a contabilidade deste post de curiosidades meio estranha? Mas, não está errado não, Douglas Adams é assim mesmo.

A série foi criada originalmente para o rádio, e era transmitida pela BBC Radio 4 em 1978. Por isso a linguagem tão particular e episódica.

Os nomes de todos os cinco livros da franquia escrito por Adams, são cada mencionados ao longo do filme. Praticamente inofensiva no entanto, acabou no chão da sala de corte e pode ser visto nas cenas excluídas do DVD.

A cabeça de Douglas Adams aparece como um planeta durante a turnê do Slartibartfast da galáxia. Uma pintura de Douglas Adams e sua esposa Jane Belson aparece no Coração de Ouro. Outras participações especiais Adams incluir algumas alças de alguns armários no escritório de Humma Kavula sendo em forma o nariz do autor.

Douglas Adams
Pensamento profundo revela a resposta para a questão fundamental aos 42 minutos de filme.

Shada, o planetóide prisão dos Senhores do Tempo, pode ser visto no fundo durante a cena do chão de fábrica em Magrathea. Shada foi destaque em um roteiro de Adams para a série de TV Doctor Who (1963) que nunca foi produzido (mas virou livro!). Personagens e cenários de "Shada" apareceram no romance de Douglas Adams "Dirk Gently agência de detetive holística", e outr arco que Adams fez para a série, City of Death (sob o pseudônimo de David Agnew).

De acordo com notas Douglas Adams, ele queria que o nome do personagem "Slartibartfast" soasse extremamente rude, mas ainda passasse nas regras da BBC sobre o que poderia ser transmitida - ele, na verdade, começou com "Phartiphukborlz" e mudou-o, pouco a pouco, até que era aceitável.

A velha senhora sentada na mesa do lado da rua ignorando ou desinteressado no que está acontecendo ao seu redor é a mãe de Douglas Adams. O diretor não deu quaisquer indicações de atuação para ela ou qualquer outra pessoa na cena, para simular o caos, então ela ficou ali sentado lendo um jornal.

Quando a Ford e Arthur beber no pub no início do filme, uma loira de meia-idade pode ser visto observando-os. De acordo com o comentário do DVD, essa atriz (Su Elliot) viveu Trillian na versão teatral de Londres da história - um fato do diretor desconhecia até o dia de filmagem.
Marvin da série de TV.

O roupão Arthur Dent usava era o mais caro e difícil de todas as figurinos (incluindo as cabeças de Zaphod e olhos de Humma). O tecido teve que ser costurado no set e foi de avião da Turquia.

O Marvin original da série de TV aparece na fila quando o trio vai para resgatar Trillian dos Vogons.

Participação especial no cantinho direito da cena!

Os produtores afirmaram que este filme não é uma tradução literal dos livros (assim como os livros não eram uma tradução literal do programa de rádio original), mas todas as novas idéias e personagens vieram do próprio Douglas Adams. O escritor contratado simplesmente veio a bordo para melhorar a estrutura e tornar o roteiro mais coerente.

Belgium (Bélgica em inglês), que, de acordo com a série de rádio original, é a mais indescritivelmente rude das palavras existentes, pode ser ouvida no filme três ou mais vezes.

Quando as cápsulas de escape falham na Vogsphera, o som feito por elas é o mesmo que o avião partindo do final de "In the Flesh" a primeira faixa de The Wall do Pink Floyd. Douglas Adams era um amigo pessoal da banda e até tocou em um de seus shows.

Warwick Davis
Ambos os atores que interpretam Marvin no filme (Alan Rickman como a sua voz, Warwick Davis como seu corpo) viveram professores de Hogwarts da série Harry Potter (Rickman como Severus Snape e Davis como Filius Flitwick).

O personagem de John Malkovich, líder religioso Humma Kavula, foi criado especialmente para o filme por Douglas Adams. Ele não aparece em nenhuma versão anterior da história. No entanto, o Jatravartids, de quem é o líder espiritual, são mencionados nos livros.

Sam Rockwell disse em entrevistas que seu retrato de Zaphrod foi influenciado por três pessoas: Bill Clinton, Elvis Presley e Vince Vaughn.

O teaser do filme traz a música "Wonderful World", de Louis Armstrong. Esta música também esteve presente ao término dos 6 primeiros episódios da série "The Hitch Hikers Guide to the Galaxy", exibida no rádio em 1981 nos Estados Unidos.

0 comentários: