3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

2014 em números

Primeiro post do ano, é hora do balanço do ano que passou. Mas este não é um balanço qualquer, pois 2014 foi o 5º ano do projeto para formar cinéfilas melhores. Caso não se lembre, este projeto curiosamente inspirado em um filme sobre culinária com a Meryl Streep, nasceu daquele sentimento de culpa que todo cinéfilo tem:  o de nunca ter tempo de assistir à filmes mais antigos, e acabar dando atenção apenas aos lançamentos.

Neste cinco anos, não apenas remediamos este problema e assistimos a clássicos indispensáveis, como ampliamos nossa lista original, assistimos filmes de diferentes épocas, países e estilos. E até nos demos ao luxo de assistir à alguns lançamentos. Eis então os números até aqui.

McKellen e Stewart celebrando 2014!
Desde 2010, assistimos, resenhamos e ainda descobrimos curiosidades de nada menos que 257 longas e curtas metragens. 48 deles apenas em 2014, e batemos nosso recorde de publicações com 398 posts. Foi em Março, o mês dedicado à "Fantasias dos anos 80", que postamos mais textos 41!

Já o post mais lido do ano, saiu no mês Mutante (aquele em que vimos todos os filmes de X-Men, no "esquenta" para Dias de Um Futuro Esquecido), os leitores adoraram descobrir a amizade entre os interpretes de Magneto e Charles, no texto Ian McKellen e Patrick Stewart "Parceiraços"!

Porque nem só de cinema vive o mundo, nos mantivemos atualizadas com os acontecimentos fora das telas, e promovemos um mês da Copa, só com filmes de futebol. Também chutamos nossa programação original após a morte de Robin Williams, quando percebemos, que ainda não havíamos assistido nenhum longa com o ícone de nossas infâncias. Após dias (mesmo!) de muita discussão conseguimos concordar em 5 títulos que acreditamos representar a diversidade de sua carreira, e assistimos todos em Setembro, mês dedicado ao ator.

Também torcemos para Meryl Streep ganhar mais um Oscar dedicando um  mês inteiro às suas interpretações dignas de um careca dourado. E de quebra ainda assistimos Julie & Julia, o filme só rendeu uma indicação para a recordista de nomeações, mas inspirou todo este blog então ganhou uma vaga.

No mês do Oscar, também tramamos nosso tradicional Bolão. E pela primeira vez, deu empate, nas três primeiras posições! Difícil de acreditar né, leia aqui. Mas os vencedores mesmo foram o site Pipoca Net, e a cinéfila Alice Aguiar, cada um com 21 acertos. Enquanto o resto do pessoal pulava carnaval, nós assistíamos, e comentávamos o Oscar ao lado do nosso parceiro o Ceti.


Finalmente nos rendemos ao nosso lado fã, e fizemos um esperado mês Depp+Burton. As parcerias da incomum dupla Tim Burton e Johnny Depp são tantas que os títulos invadiram o mês seguinte e Ed Wood, inaugurou nosso mês dedicado à Biografias. O que não significa que não tivéssemos nos deparado com vidas cine biografadas antes, o mês Pé na Estrada, trazia várias jornadas reais.

3 blogueiras, 1 hobbit, 13 anões....
Também deu tempo para fazer o clichê e transformar outubro em o mês das Bruxas, e tentar relaxar deste ano estressante com o inigualável Humor Britânico. E como de costume, abrimos e fechamos o ano com duas trilogias, a franquia sueca Millenium e a segunda incursão à terra média O Hobbit.

Fizemos novos amigos, como o site Take 148. Decidimos que era hora de deixar o conforto do sofá e nos aventuramos para ver lançamentos na sala escura, interrompendo nossa programação para resenhas fora de contexto. Culminando na épica sessão de A Batalha dos Cinco Exércitos, em 4k e 3D, reunindo todas as blogueiras do sofá, fora do mundo virtual.

Sim, fizemos de tudo um pouco em 2014. É muita coisa, mas não foi preciso ter medo de perder nada, pois estávamos sempre atualizadas em nossas redes sociais: Facebook, Twitter, G+, Tumblr, Blogloving  e Filmow, estamos em toda parte!

Se você ainda não nos segue, não perca mais tempo. Fique atento às novidades de 2015, será que depois de 5 anos de projeto, ainda tem filmes que não vimos???

0 comentários: