3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 10 de março de 2015

Curiosidades de "Eraserhead"

Estréia de David Lynch.

David Lynch se recusa a dizer qualquer coisa sobre Eraserhead (1977), porque ele quer deixar os telespectadores decidirem por si mesmos o que eles acham que isso significa.

O astro do filme, Jack Nance nunca soube, nem se importava, exatamente o que significava Eraserhead. Em uma entrevista ele disse: "Vocês se preocupam demais com esse negócio. Eu não levo muito a sério É só um filme..."

David Lynch realizou muitas funções no filme, por exemplo, dirigir, escrever, produzir, cuidar do design de produção, efeitos especiais, etc.
David como maquiador
David Lynch tinha um monte de problemas para obter a assistência financeira da AFI, porque o roteiro tinha apenas 20 páginas. Ele recebeu uma bolsa da AFI, mas após cerca de 3 anos de produção, ficou sem dinheiro. Em um ponto Terrence Malick exibiu o filme para um potencial financiador, que saiu, chamando o filme "besteira".

A produção levou mais tempo que o esperado, por isso David Lynch teve de dormir no mesmo quarto usado como quarto de Henry por mais de um ano.

Stanley Kubrick fez o elenco de O Iluminado(1980) assistir a este filme (entre outros) para entrar no clima para as filmagens de um filme de horror.


O bebê mutante aparentemente foi criado a partir do feto embalsamado de um bezerro, embora David Lynch nunca tenha confirmado isso ou descrito como ele o criou.

A paisagem urbana desolada, enlameada e esburacada por onde Henry caminha no início do filme é agora o local do Beverly Center Mall.

Henry tem um penteado semelhante ao de David Lynch.

Em 2004, o filme foi considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no National Film Registry.

É o filme preferido do escritor Charles Bukowski. Entre seus fãs estão também por John Waters, Stanley Kubrick, Mel Brooks e George Lucas.


0 comentários: