O Sétimo Filho

O cenário atual é perfeito para as sagas fantásticas: quanto mais livros e filmes sobre magia aparecem, mais fãs eles agregam. E quanto mais fãs querendo ver suas sagas favoritas no cinema, mais vai haver adaptações. Eu já conhecia a saga do Caça-Feitiços de tanto pesquisar sobre outros livros do meu gênero favorito, mas ainda não li nada que Joseph Delaney escreveu. Então, foi com bastante curiosidade e expectativa que eu fui ao cinema ver O sétimo filho (The seventh son, 2015).


Queria me encantar pela estória e ver que tipo de magia haveria nessa saga. Me surpreendeu positivamente o começo, bastante promissor, em que testemunhamos algo muito maligno ser preso em um buraco na terra por um único homem. Depois descobrimos quem é o homem e o que foi que ele prendeu. John Gregory (Jeff Bridges, irreconhecível) foi quem prendeu A bruxa no buraco, protegendo com feitiços e esperando que ela nunca mais retornasse. Porém a Lua de Sangue emergirá depois de um século, então Mãe Malik (Juliane Moore) retomou seu poder e se libertou da prisão, e quando a lua estiver em seu ciclo completo, seus poderes serão ilimitados. Indo atrás de seu algoz, acaba por matar seu jovem aprendiz, William (Kit Harrington, a.k.a. Jon Snow). A ira de Gregory aumenta exponencialmente, mas ele agora tem pouco tempo para treinar um novo aprendiz para ajudá-lo a impedir que Malik destrua a terra.

Então ele foi à caça de um sétimo filho de um sétimo filho (fica subentendido que um sétimo filho
seria poderoso de alguma forma; e sendo uma segunda geração, seria mais ainda), um jovem chamado Thomas Ward (Ben Barnes, a.k.a. Príncipe Caspian) acaba sendo escolhido. Tom não gosta muito de sua vida no campo, e é assombrado por visões que não consegue explicar. Apesar de não gostar muito daquele estranho e mal educado homem que lhe comprou de seu pai, ele segue seu destino com a benção de sua mãe.

Até aí o filme vai bem, deixa bastante perguntsa para serem respondidas e a gente espera que os pontos todos tenham seus nós amarrados até o fim. Mas o que acontece é um pouco diferente. Muitos mistérios são desvendados, mas de forma apressada. Há uma fila de vilões menores, seguidores da Rainha Bruxa, e cada um renderia uma boa explicação e uma boa luta. Restou só ter boa luta, pois não havia tempo para desenvolver o romance do jovem com uma misteriosa bruxa, o passado de Gregory, o treinamento do Caça-Feitiço, o passado da mãe de Tom, a origem das visões... 

Viu como é muita coisa pra pouco tempo? Uma pena, pois, assim como Percy Jackson das telonas, não conseguiu repetir o encanto com que Harry Potter cativou no público. Ao que parece o filme encerra toda a estória, porém a sensação ao sair da sala foi "poxa vida, esse sim merecia uma trilogia pra gente entender tudo com calma...".

Quanto ao elenco, achei bastante interessante a mistura de jovens galãs, pesos pesados nos papéis principais e rostos desconhecidos (e inexpressivos). Bridges arranca algumas risadas com seu personagem de humor ácido, coração endurecido e cajado ágil, mas em algumas cenas era difícil entender o que ele falava. Barnes consegue se sair bem, apesar de nada extraordinário, e a decepção fica por conta da recém-premiada com um Oscar Julianne Moore. A atriz caiu no mesmo erro de todas as grandes atrizes que interpretam bruxas malvadas/vilãs terríveis: ficou caricata. Mas, ainda assim, o filme é uma boa diversão. Os efeitos especiais são legais, embora não tenha achado tanta diferença na experiência em 3D. Só me resta agora ler os livros já sabendo, mais ou menos, o que vai acontecer.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates