Crimes Ocultos

Um elenco de peso, atuações impecáveis, uma estória densa e parte da História, cenários, fotografia e figurinos perfeitos. Crimes ocultos (Child 44, 2015) é um filmaço.

Já no letreiro inicial vem a deixa de onde o filme parte: "não há assassinatos no paraíso" era uma frase muito propagada na Rússia de Stalin, e como o ideal precisava ser perfeito para garantir que o que o governo fazia e dizia era o certo, quem pagava era justamente quem sofria: o povo. Um desses massacrados pelo ideal de perfeição, vivendo num orfanato, o adolescente fugiu de lá e procurou se alistar no exército assim que teve chance. Foi rebatizado ali como Leo (Tom Hardy, em ótima performance) e viveu em melhores condições, tendo uma boa reputação como um dos melhores investigadores. Sua missão era coletar informações e prender os acusados de traição.

As coisas começam a mudar quando ele se desentende com Vasily (Joel Kinnaman), um soldado de seu grupo. Ele, invejoso de seu status e sua vida praticamente perfeita, acaba por armar uma armadilha e se vingar dele: com uma confissão arrancada, um nome especia vai parar nas mãos do superior e este o designa a Leo. Ele agora deveria investigar sua esposa, Raissa (Noomi Rapace, excelente como sempre).

Enquanto isso, ele ainda precisa lidar com outra situação - e é daí que vem o nome original do filme e do livro que o originou. O filho de seu amigo Alexei (Fares Fares) foi encontrado morto próximo à ferrovia, mas sua morte precisava ser declarada como um acidente de trem. Tendo consciência de que o que estava dizendo a seu amigo era a maior mentira (e o próprio Alexei consciente de que o amigo lhe mentia para protegê-lo), Leo precisa enfrentar duas difíceis escolhas: investigar ou não o assassinato de seu afilhado? Denunciar ou não sua amada esposa?

Leo faz suas escolhas: para o bem do país, deixa de investigar o crime; para o bem de seu amor, que anuncia que está grávida, a inocenta (mesmo sem provas de que ela era culpada, inocentar um acusado em confissão cheirava à traição). Assim, ele é sentenciado a um rebaixamento e isolamento - vai (sobre)viver na distante cidade de Volkks, sob a guarda do Comandante (Gary Oldman, dispensa comentários).

Lá chegando, surge um novo corpo de garoto encontrado perto da ferrovia - como havia acontecido a Jora, seu afilhado. Temendo pela segurança de seu filho (ou pelo sentimento de culpa que o persegue), Leo resolve instigar o Comandante a investigar mais a fundo sobre o crime, alegando que já tinha visto algo parecido acontecer em Moscou. Pondo sua vida em risco, com a ajuda da esposa e do seu superior, ele resolve ir mais a fundo nas investigações. Mas Vasily parece não ter se esquecido de seu desafeto, mesmo ele estando tão longe...

É incrível como a estória se desenha na sua frente. A forma como o vilão é apresentado, sem rosto, a princípio, é uma boa analogia ao real vilão: o sistema político em si. Não se podia questionar a segurança que o Estado provinha ao povo, portanto os crimes não existiam. Era assim, e não havia como descordar. Viver sufocado por esse aparente bem estar é o real vilão do filme: o que levou Leo ao orfanato, o que propiciou o surgimento e longa duração dos crimes bárbaros do serial killer, a delação de amigos, a situção das mulheres... Tudo parece ter uma causa única, e as consequências são terríveis. Um primor de produção, um filme que faz a gente pensar e repensar muito, atuações brilhantes. Um filme obrigatório de 2015.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates