3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Curiosidades de "Scarface"

Apesar do título, Tony Montana é chamado de "Scarface" apenas uma vez durante todo o filme.

A idéia original era fazer deste filme um remake de Scarface: A Vergonha de Uma Nação (1932), que teve lugar em Chicago, mas isso revelou-se impossível devido a restrições orçamentais.

Brian De Palma gostou do roteiro tanto que ele desistiu de dirigir Flashdance (1983) para dirigir este filme.

"Amiguinho" de Tony é um fuzil de assalto M16 com um lançador de granadas M203 40 milímetros ligado ao barril.

A atriz Mary Elizabeth Mastrantonio estreou nos cinemas em Scarface

Colon Miriam, que interpreta a mãe de Tony, é apenas quatro anos mais velha que Al Pacino.

Na cena em que Tony está na banheira assistindo TV, ele diz para Manny, "Look at dem pelicangs fly". Al Pacino praticou essa fala com um treinador de linguagem para obter o direito sotaque cubano.

Quando Scarface (1983) foi re-lançado nos cinemas em 2003, o estúdio queria que Brian De Palma mudasse a trilha sonora para que as canções de rap inspiradas pelo filme pudessem ser utilizada. De Palma se recusou.

Al Pacino teria afirmado que Tony Montana foi um des seus favoritos de todos os personagens que ele interpretou.

Para ajudar a ficar no personagem, Al Pacino pediu diretor de fotografia John A. Alonzo para falar com ele apenas em espanhol.

Embora Tony Montana fosse supostamente cubano, fazendo de sua primeira língua o espanhol, ele só fala uma linha do idioma durante todo o filme.

As armas de fogo cenográficas foram equipados com dispositivos eletrônicos de sincronização para que as eles só disparassem quando o obturador da câmera estava aberto. O resultado foi que os disparos são muito mais visíveis e consistente do que na maioria dos filmes.

A imagem do general Cocombre que o investigador cocaína mostra durante sua entrevista que Sosa mostra a Tony eo resto de seus convidados, é na verdade do coronel Luis Arce Gómez, que era um membro efectivo do infame "Coup de cocaína" que exisita  na Bolívia 1981-82.

Oliver Stone nomeou Tony Montana em homenagem à seu jogador de futebol americano favorito, Joe Montana.

No filme, Tony compra um Porsche para impressionar Elvira. No roteiro original, ele compra um modelo Jaguar XG6 vermelho.

Steven Spielberg operava uma das câmeras na cena final, porque ele estava no set o dia em que a cena foi filmada.

De acordo com o recurso "scorecard" no Platinum Edition DVD, a palavra "fuck" e seus derivados são usados 226 vezes para uma média de 1,32 "fucks" por minuto.

0 comentários: