Home » , , , » O Conto da Princesa Kaguya

O Conto da Princesa Kaguya

Dizer que essa animação é pura poesia ou uma verdadeira pintura seria redundante e muito simplista, mas absolutamente verdadeiro. O conto da princesa Kaguya (Kaguya-hime, 2013) é uma homenagem à tradição japonesa, que tem uma delicadeza ímpar em tratar de assuntos tão fortes e tão pertinentes à condição humana.


Contando com um toque místico, o longa narra a estória de um agricultor pobre que encontra no bambuzal que cultivava uma pequena princesa nascida do broto de um bambu. Ao levá-la para casa, a esposa dela imediatamente a adotou como filha e a família estava, então, completa. A bebê tinha um crescimento rápido, e evoluía também, como se houvesse ânsia em viver. Aos poucos, ela se enturma com os garotos da região e vai crescendo ainda mais, tornando-se uma bela jovem. Tudo muda quando ele encontra, no mesmo bambuzal, outros brotos de bambu com ouro e tecidos finos. Interpretando aquilo como um sinal de que ela deveria ser tratada como uma princesa, ele resolve que aquela vida no interior não serve mais para ela.

Buscando o melhor para a moça, constrói um palácio para a filha e muda-se com a família para o local. Lá, ela tem que aprender as regras de uma vida social rígida, a seguir normas, a ficar no palácio, a atender aos pretendes. Aos poucos a jovem, agora batizada Kaguya pelo ministro, vai deixando de acreditar que aquela mudança tenha sido realmente boa. Apesar de ter se empolgado a princípio, ela sentia falta de estar ao ar livre, de correr pelos campos, de seu amor.

Começa, então, o sofrimento dela. Sem querer desagradar ao pai, acaba se reclusando em um casebre dentro do palácio, junto com a mãe, onde cultivavam um jardim e mantinham os hábitos simples de antes. Mas a insistência do pai em fazê-la uma verdadeira princesa, casando-se com um nobre rico, a deixa tão deprimida que ela deseja, de todo o coração, sumir. Quando seu pedido está prestes a ser atendido, ela descobre que não mais deseja desaparecer.


O filme fala, sobretudo, de escolhas. As que fazemos e as que fazem por nós, e as consequências que podem ser maravilhosas ou terríveis em qualquer uma delas. Mas não se resume a só isso, e fala também de amor, de simplicidade, de felicidade genuína, de sonhos. Assistir ao longa é uma experiência que descrevo como experimentar um sonho poetizado. Os traços leves e os tons pastéis contrastam com o tema pesado de vida e morte, a música envolve e transporta para dentro dos sentimentos de Kaguya, a liberdade e o misticismo do outro lado da balança da realidade. Um filme lindo, que emociona e diverte, e faz pensar na vida que a gente leva sob outra ótica.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates