Homem-Formiga

Ser um dos heróis menores (com o perdão do trocadilho) em um universo cheio de "super filmes" de super-heróis, era necessário que Homem-Formiga (Antman, 2015) achasse um caminho próprio para brilhar no cenário. Pode-se afirmar que o longa conseguiu achar esse caminho através de uma combinação de bom roteiro, boas interpretações e efeitos especiais incríveis - tudo isso bem azeitado com humor de primeira.


Tudo começa com um momento tenso entre o dr. Hank Pym (Michael Douglas) e outros dirigentes de sua empresa, que exigem os direitos sobre a pesquisa da partícula Pym - a que confere o poder de super encolhimento que o Homem-Formiga tem - para fins comerciais e militares. O doutor se recusa por motivos ainda obscuros, e tem o apoio da Agente Carter (Hayley Atwell).

Hank (Douglas) e Cross (Stoll) pontos de vista diferentes sobre tecnologia
Um salto no tempo mostra que a companhia continuou a crescer, mesmo com Pym afastado da diretoria. Chamado para um evento de gala, ele descobre que seu ex-assistente - e agora principal cientista e um acionista da empresa - tem planos ambiciosos. Dr. Cross (Corey Stoll) descobriu que os boatos sobre o Homem-Formiga eram mais que rumores da Guerra Fria e chegou a desenvolver uma fórmula própria que permitia que objetos fossem reduzidos. Pensando em transformar a Jaqueta Amarela, um uniforme super poderoso, em armamento militar de ponta e ganhar rios de lucro com as vendas do seu soro, Cross quer provar para Pym que ele havia descoberto seu segredo e que, ao contrário dele, ele usaria sua descoberta. Mas Hank não deixaria que isso acontecesse. Mesmo estando velho e sem poder usar o uniforme do Homem-Formiga, o doutor escolhe um outro homem capaz de usar o uniforme em seu lugar.

Scott (Rudd) e a filha Cassie (Fortson): contrapeso em relacionamento pai e filha da família Pym
Scott (Paul Rudd, bastante à vontade no papel) é um ladrão que acabou de ganhar a liberdade depois de ter sido preso por roubar uma empresa. Querendo voltar para a vida normal por conta de sua filha, Cassie (Abby Ryder Fortson, uma fofura), Scott até tenta conseguir emprego porém sua ficha suja não o ajuda. Sua única chance é aceitar participar de um novo roubo, mesmo a contragosto. Nesse roubo, a única coisa que encontra no cofre é um estranho uniforme de motociclista e um capacete estranho. Ao testar a roupa em casa, percebe que ela é realmente especial - e perigosa. Ao tentar devolver a peça, Scott é preso novamente.

O primeiro encontro com o uniforme
Passando-se por advogado de Scott, Hank entra em contato com ele e diz que foi ele quem o deixou roubar o uniforme, e só o fez porque precisa dele. Depois de ajudá-lo a fugir da cadeia, Hank leva Scott para sua casa e explica porque precisa dele. Mas sua filha, Hope (Evangeline Lilly, ex-Lost), é contra os planos do pai. Há uma rusga entre eles, uma mágoa do passado, e ela ainda sente que o pai a quer longe do uniforme especial - uma vez que Hope gostaria de usar o uniforme para ajudar o pai no plano de destruir a Jaqueta Amarela. Mas quando Cross consegue, finalmente, encolher um ser vivo (além dos objetos) é hora de colocar todos os outros planos em espera e focar no treinamento e no plano de ação para invadir o  laboratório e impedir que Cross venda a tecnologia.

Scott se vê (literalmente) no meio das opiniões de Hope (Lilly) e Hank
Usando de muito bom humor (sem soar como "quero ser o novo Homem-de-Ferro/Tony Stark"), principalmente no núcleo coadjuvante, a trama é resolvida satisfatoriamente. As explicações científicas estão na dose certa, sem serem apresentadas de forma apressada demais nem sendo enfadonhas, dando ritmo ao filme. Tem lá uma falha ou outra, mas nada que comprometa o andamento. Os efeitos especiais são de encher os olhos e o comprometimento dos atores com seus personagens faz o filme fluir leve e divertido, do início ao fim. Convenhamos que esse é um mérito e tanto, afinal o risco de que os não-fãs não se interessassem pelo longa/personagem era grande. 

O mais legal é que as duas cenas pós-créditos (não saia do cinema mais cedo!) dão a dimensão da importância que o personagem tomará mais a frente. Só nos resta esperar ansiosos pelos próximos longas. Well done, Marvel.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates