3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 17 de março de 2016

Um dia eu entendo, ou não!

Então, a primeira vez que vi Donnie Darko, anos atrás, eu achei que tinha entendido. Passou um tempo e eu percebi: as coisas não estavam tão claras assim na minha mente. Então eu vi novamente. Entendi coisas diferentes, e arranjei outras coisas com que ficar confusa.
Agora passado um tempo, após alguma pesquisa sobre o filme, e ouvi opiniões de terceiros cheguei à uma conclusão: Eu ainda não entendo muito bem  Donnie Darko, e talvez eu nunca entenda. Ou ainda tenham uma epifania em uma tarde qualquer e de repente tudo passe a fazer sentido. Posso estar errada, mas este parece ser o objetivo do longa, te fazer questioná-lo. E se você começar a questionar "a vida, o universo e tudo mais" no percurso melhor ainda!

O problemático Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), é salvo de esmagamento por uma turbina de avião por seu novo amigo Frank, um coelho gigante. O bichinho humanoide ainda profetiza, o fim do mundo está próximo! Apesar destes momentos de generosidade e esclarecimento, esse amigo(imaginário ou não), não é boa influência. O garoto problema também fica paranoico, seu comportamento, é claro, só piora à partir daí.

Inclua ao longo do percurso, temas como viagem no tempo, realidades alternativas, universos paralelos, efeito borboleta. Tudo isso da forma mais complexa e inusitada que você possa imaginar. Mesmo que você goste de um, ou todos, os temas a dúvida sobre o que realmente acontece permanece. Esse é o ponto! Decida o que faz mais sentido conforme sua realidade atual, ou escolha a eterna dúvida. Desde que você escolha!

Talvez seja essa a resposta, questionar o sentido de realidade. O que realmente está acontecendo, e porquê? Ok! Vou ficar com essa explicação desta vez, vamos ver como me saio na próxima sessão!

P.S.: Se para você a dúvida razoável, ou uma realidade aleatória temporária não forem suficiente para gostar do filme, considere o elenco: Jake Gyllenhaal e Maggie Gyllenhaal, vivendo irmãos mesmo! Drew Barrymore, Patrick Swayze, Jena Malone, Mary McDonnell, Ashley Tisdale e Seth Rogen, em papéis que você não imaginaria encontrá-los!

0 comentários: