Home » , , , » Maze Runner - A Cura Mortal

Maze Runner - A Cura Mortal


Terceiro e último capítulo da trilogia baseada nos livros de James Dashner, Maze Runner - A Cura Mortal (Maze Runner: Death Cure, 2018) encerra a saga de Thomas e seus amigos sobreviventes do labirinto na luta contra o controle da CRUEL, uma mega corporação científica, sobre suas vidas. Independente de ser uma parte de um todo (recomendo assistir aos outros filmes antes de ir ao cinema), o longa de Wes Ball (que cuidou de toda a trilogia no cinema) é um típico filme de ação - com os mesmos defeitos e qualidades.

*Atenção: se você não viu nenhum filme, esse texto vai ter spoilers*

A primeira sequência de ação é um resgate audacioso: Thomas (Dilan O'Brien) planejou e executou uma ousada emboscada a um trem com carregamento para a CRUEL. Seu objetivo era resgatar Minho (Ki Hong Lee), que fora levado por Janson (Aidan Gillen, o eterno Mindinho de Game of Thrones) quando ele invadiu o refúgio comandado por Vince (Barry Pepper) e quase dizimou o grupo da resistência; porém o resultado não é o esperado: apesar de ter resgatado vários imunes - inclusive o amigo Aris (Jacob Lofland) - Minho não estava no lote. Thomas precisa, então, decidir se vai fugir para um novo Lugar Seguro com Vince ou se vai arriscar tudo para salvar o amigo.

Thomas (O'Brien) e Newt (Brodie-Sangster) em ação para resgatar o amigo sequestrado pela CRUEL
Enquanto isso, Teresa (Kaya Scodelario) continua firme em seu propósito de tentar achar a cura para o vírus, mesmo tendo que assistir a toda tortura a qual os imunes são impostos. Apesar de ela ter consciência do quanto desapontou seus amigos ao voltar a trabalhar para a CRUEL, ela acredita que todo o sofrimento será recompensado quando uma vacina eficiente for descoberta. Mas, apesar dos esforços, nada efetivo está surgindo - e os custos do projeto já começam a pesar quando os acionistas pressionam por resultados. Para que algum sucesso aconteça, os imunes restantes precisam receber a maior segurança possível - e é por isso que os planos de Thomas para resgatar seu amigo podem pôr tudo a perder. Janson está ciente de que ele não vai parar enquanto não salvar Minho e se prepara para um contra-ataque pesado (com um quê de vingança pessoal, diga-se).

Teresa (Scodelario) e Ava (Clarkson): corrida contra o tempo para achar a cura
A ação nesse filme é garantida, como era de se esperar. Numa desenfreada corrida contra o relógio, é óbvio que alguns pequenos furos e falhas na trama acabam passando. Mas o que incomodou de verdade foi a quantidade de clichês mal conduzidos e o texto, extremamente brega. Decisões burras, falas óbvias e/ou piegas e textões desnecessários (quando chegar o fim do filme vocês vão entender) acabam por tirar o foco das boas cenas de ação. O jovem elenco também dá conta do recado, principalmente quando as circunstâncias exigem mais emoção. 

Quem pode confiar em Teresa ou no Janson (Gillen)?
O que esperar, então, de Maze Runner - A Cura Mortal?  Um final apocalíptico para uma trama que explora a busca desenfreada da humanidade pela sobrevivência não podia deixar de ter suas baixas - algumas a gente sente, outras a gente até curte. Há surpresas pelo caminho, como um reencontro inesperado e uma mudança de maré (até previsível para o espectador mais atento), que conseguem amarrar as boas cenas de ação e perseguição. Uma brecha ao final do longa até nos leva a crer que, dadas as circunstâncias que levaram a estória até lá, reforçam a oportunidade de uma sequência - mas provavelmente isso fique apenas na sugestão mesmo. Como um todo, o filme entretém e dá um desfecho razoável para toda a estória desenhada até aqui. Vale o ingresso e a pipoca, mas o 3D não é necessário.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis

Especial do momento

Mulan

As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Agora nos dedicamos a um filme por mês, sem deixar de lado as críticas dos lançamentos no cinema. Venha com a gente descobrir curiosidades dos nossos especiais e se atualizar das estreias nas telonas!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (771) Drama (235) Lançamentos (136) Ficção científica (109) Aventura (102) Comédia (76) Musical (52) Terror (47) Ação (46) Fantasia (36) Animação (29) Comédia romântica (25) Épico (24) Faroeste (22) Biografia (21) Thriller (7)

Arquivo do blog

Google+ Followers

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates