Green Book: O Guia


Green Book: O Guia (The Green Book, 2019) emociona e diverte ao mostrar como nasceu uma amizade incomum: partindo das semelhanças entre duas personalidades tão diferentes, o filme explora como dois caras que tinham tudo para se odiar conseguiram se enxergar e se descobrir - inclusive a si próprios. 

Tony (Mortensen) e Doc (Ali): entrevista de emprego
Na década de 1960, o ítalo-americano Tony "Bocudo" Vallelonga (Viggo Mortensen, em excelente atuação) é segurança de um restaurante chique em Nova Iorque. Acostumado à truculência e ao jeitinho para tudo, não costuma reclamar de trabalho e não tem lá muitos escrúpulos. Com bom olho para oportunidades, aceita trabalhar para um patrão improvável: Doc Don Shirley (Mahershala Ali, excelente) é um pianista negro de sucesso e procura um motorista que possa levá-lo para uma turnê nos estados sulistas.

Dolores (Cardellini) se despede do marido Tony: família é um dos pontos sensíveis da trama
Tony considera o fato e os riscos de tal empreitada: afinal, as cidades do sul dos Estados Unidos não eram um bom lugar para um negro naquela época. Pela boa grana que faria, e para fugir um pouco da cidade depois de um pequeno incidente no trabalho, ele decide aceitar mesmo assim - especialmente depois que o próprio Don ligou para sua casa e pediu à esposa de Tony, Dolores (Linda Cardellini), sua autorização para a viagem. No dia da partida, ele recebe um livro verde (o tal "green book" do título), um guia de hospedagem para pessoas negras. Basicamente, era para montar o itinerário da viagem por onde Don poderia dormir em paz - o que nem sempre era o mesmo lugar onde ele, e os outros companheiros de banda de Don, ficariam.

Único negro autorizado a permanecer no ambiente, não tem os mesmos direitos dos brancos
Aos poucos a realidade vai caindo sobre os dois: Don, que vivia encastelado em seu apartamento e desfrutava de prestígio que outros negros jamais sonharam em ter, vai vivenciar o preconceito sobre sua cor e a dor de não se sentir pertencer a nenhum dos mundos em que habita; Tony descobre que nem sempre a truculência resolve as situações, e que ser humano é muito mais complexo do que ele havia realizado.

Don ajuda Tony a escrever cartas de amor para Dolores: formas diferentes de ver a vida
Green Book: O Guia é uma estória de amadurecimento, e diferente do que podíamos esperar, ambos protagonistas crescem. Não há um mestre e um aprendiz, mas dois homens em pé de igualdade perante um mundo cruel, cheio de regras absurdas e que os faz sofrer pelos motivos errados. Ainda assim, há espaço para o amor, para a família, para a amizade. De um jeito leve e divertido, o roteiro de Nick Vallelonga (filho de Tony), Brian Currie e Peter Farrely - que assina a direção do longa - trata temas sérios e pesados com a naturalidade de quem teve que enfrentar tudo isso para sobreviver e ainda encontrou motivos para sorrir. E é essa a sensação que fica conosco ao sair da sala de cinema.

Tony e Don saboreando frango frito no carro é uma das mais divertidas sequências do longa
O entrosamento entre Ali e Mortensen é visível, e suas atuações são emocionantes. Ali encontrou o ponto certo de orgulho e fragilidade de Don, e Mortensen é um adorável malandro italiano, um casca grossa de coração mole. E mesmo que haja um certo ar de estereótipos nos dois, saber que a estória é baseada em uma amizade real faz compreender que alguns artifícios podem ter sido usados para fazer a trama funcionar, mas que muito do que se vê na tela é perfeitamente plausível. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates