Home » , » Deus é Mulher e seu Nome é Petúnia

Deus é Mulher e seu Nome é Petúnia


Por Ana Beatriz Marin

Todo mês de janeiro, na pequena cidade de Stip, na Macedônia, centenas de homens tiram a camisa e mergulham no rio para buscar uma cruz de madeira lançada na água pelo padre local. Diz-se que quem conseguir apanhá-la terá sorte e prosperidade ao longo do ano. Às mulheres é proibida a participação no evento. Mas, por não ser religiosa, Petúnia (Zorica Nusheva) desconhece o fato e, num impulso, pula ao encontro do objeto. Ao recuperá-lo, desata uma crise na comunidade em que vive. A partir de então, em Deus é mulher e seu nome é Petúnia, que estreia nesta quinta-feira (26), a diretora Teona Strugar Mitveska discute temas como machismo, intolerância religiosa - e a sempre maléfica associação desta com a política -, arquétipos femininos e até o papel da imprensa.



Petúnia tem 32 anos, está solteira, gorda, desempregada há tempos e se sente feia e infeliz. É, aos olhos da mãe, com quem ainda vive e é maltratada psicologicamente, um verdadeiro fracasso social. Numa entrevista de trabalho, chega a ceder ao assédio do gerente que, em seguida, a humilha. É nesse contexto de exclusão e baixa autoestima que ela decide quebrar as regras.

Ao fazer isso, confronta-se com o patriarcado local - talvez a grande discussão que o filme propõe -, já que tanto os participantes da cerimônia religiosa, quanto o padre e os policiais que são convocados para tratar do caso são homens. Reprimida, assustada e frágil no início, ao longo da trama Petúnia cresce e vai se fortalecendo ao não ceder à pressão para devolver a cruz. Apesar da tensão que a atitude de Petúnia provoca, sua via-crúcis é apresentada ao telespectador de forma simpática, leve e por vezes irônica.



Em Deus Existe e seu Nome é Petúnia, que saiu vencedor do prêmio do júri ecumênico da última edição do Festival de Berlim, o papel da imprensa também é questionado por meio da jornalista Slavica (Labina Mitevska) que cobre o caso. Há, no entanto, uma dubiedade. Não é possível identificar de que lado ela está. Não que haja necessidade para isso, pois, na teoria, o papel da imprensa é informar de forma objetiva e não tomar partido. Porém, Slavica adota discursos ambíguos. Em certos momentos, diz ser a favor de que uma mulher participe da busca da cruz no rio, ao mesmo tempo em que questiona os pais de Petúnia sobre a atitude da filha. Além disso, os atos desesperados para conseguir a história soam forçados.

O final não é exatamente convincente, mas não compromete toda a narrativa anterior.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates