Home » , , » Entre Facas e Segredos

Entre Facas e Segredos


Por Ana Beatriz Marin

Mesmo que pareça óbvio dizer, a primeira coisa que vem à mente ao assistir ao fim Entre Facas e Segredos, que estreia nesta quinta-feira, é Agatha Christie. O diretor Rian Johnson, que também assina o roteiro, é fã da escritora britânica, cujos livros lia na infância. E, em entrevistas sobre o filme, declarou que queria transpor o universo das histórias criadas por ela para a América dos dias de hoje. Para tal, utiliza, entre outros elementos, personagens característicos dos dias atuais. Os ingredientes estão todos lá: uma festa, uma morte misteriosa, diversos familiares - todos com pelo menos um motivo concreto para cometer o crime -, empregados também sob suspeita... e um detetive.

Uma misteriosa morte abala o clã dos Thrombley
Dinâmico, envolvente e com uma direção segura, o longa começa após a festa de aniversário de 85 anos do famoso escritor de suspenses Harlan Thrombley (Christopher Plummer), o (futuro) morto em questão. À sua volta estão os filhos (interpretados por Michael Shannon e Jamie Lee Curtis), o genro (Don Johnson), a nora (Toni Collette) e o neto (Chris Evans), entre outros membros do clã. Os primeiros minutos de projeção estão reservados a apresentar ao espectador os motivos que cada um deles teria para matar o patriarca. No decorrer do longa, porém, novos elementos vão sendo introduzidos, gerando crescente tensão e suspense. Em dado momento, inclusive, a ação se desloca para fora das paredes da mansão dos .

A investigação é conduzida pelo excêntrico detetive Benoit Blanc (um Daniel Craig seguro, que parece sinceramente se divertir com o personagem). É ele quem vai montando as peças do quebra-cabeça que conduzirá ao surpreendente final. Quem ajuda o investigador - mesmo sem querer, em diversos momentos -, é a leal enfermeira Marta Cabrera (Ana de Armas), através da qual Johnson discute temas como imigração, xenofobia e diferença de classes. Outro elemento, portanto, que conduz o telespectador aos dias atuais e à América de Donald Trump.

Benoit Blanc (Daniel Craig, à direita) investiga o crime
O roteiro de Entre Facas e Segredos é bem amarrado e cheio de humor. Muitos dos elementos cênicos apresentados, embora possam parecer banais, têm ou terão, ao longo da projeção, uma função. Tudo se encaixa. No final, quem sai ganhando é o espectador, que acompanha uma trama cheia de mistérios e reviravoltas, cujas pistas vão levando a caminhos menos óbvios... Ou será que não?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates