Home » , , , » O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando

A estória de O Touro Ferdinando (Ferdinand, 2018) é baseada no romance "Ferdinando, o Touro" ("The story of Ferdinand", no original inglês) do escritor americano Munro Leaf.  A clara mensagem pacifista do livro transformou-se numa divertidíssima adaptação para o cinema pelas mãos de Carlos Saldanha (diretor brasileiro de animações como Rio e A Era do Gelo 2). A animação de quase 2h não cansa ao expectador e ainda diverte e emociona a crianças e adultos. Atenção para a dublagem brasileira, que arrasou no tom para cada personagem (mesmo com a presença de não-dubladores, como a atriz mirim e ex-apresentadora Maísa Silva). 


Ferdinando (John Cena/Duda Ribeiro) nasceu em uma fazenda especializada em criar touros para touradas. Na Casa del Toro, a única chance de sair dali era ser o touro mais forte e destemido - assim ele teria uma chance de enfrentar o toureiro que o escolhesse e, se o vencesse na arena, seria livre. Então pais ensinavam a seus filhos a serem valentes, mas o pequeno Ferdinando não queria saber de brigar. Ele gostava mesmo de flores. Seus amiguinhos zombavam dele por isso, mas nem assim ele deixou de ser gentil: afinal, seu pai também era forte e destemido, e ainda era bondoso e gentil. Foi depois que seu pai fora escolhido para lutar contra um toureiro que Ferdinando decidiu que não queria mais aquela vida.

Nina (Maísa) adota Ferdinando ainda bezerrinho: ganhou um amigão de quase uma tonelada!
Ele consegue fugir da Casa del Toro e encontra abrigo na casa de Nina (Lily Day/Maísa). Lá ela o trata com carinho e gentileza, e Ferdinando cresce (e muito!) em um pequeno paraíso na companhia do cachorro Paco (Jerrod Charmichael) e do pai de Nina, Juan (o cantor colombiano Juanes). Sua paixão por flores o faz acompanhar a família no festival anual de flores da cidade vizinha, mas naquele ano ele não poderia ir: havia crescido demais para poder andar entre as ruas estreitas da cidade - ainda mais difícies de andar por conta dos enfeites e transeuntes. Mas Ferdinando não quis ficar para trás e acabou se metendo na maior confusão.
Paco (Charmichael) ficou um pouco irritado com o penteado "boi lambeu"
Sendo levado para longe de Nina e de volta para a Casa del Toro, ele reencontra seus amigos Valente (Bobby Cannavale/Leonardo Rabelo), Guapo (Peyton Manning) e Magrão (Anthony Anderson/Paulo Vignolo) ainda lá, esperando para serem escolhidos. Até parece que nada mudou, mas as coisas mudaram muito: o clima fica mais pesado, como se a competição estivesse mais acirrada - ressaltada pela presença dos esnobes cavalos Hans (Flula Borg/Otaviano Costa), Greta (Sally Phillips) e Klaus (Boris Kodjoe). Novos touros estão no páreo para serem escolhidos por El Primero (Miguel Ángel Silvestre, o Lito de Sense8), como o touro irlandês Angus (David Tennant/Mário Jorge) e o esquisito Máquina - e eles dispõem até de uma cabra treinadora, a tresloucada Lupe (Kate McKinnon/Thalita Carauta). 

Os cavalos comandados por Hans (Costa) enfrentam os touros em uma inusitada e divertida batalha de talentos
Mas Ferdinando continua sendo ele mesmo: o que ele quer é sair dali sem lutar, e o mais rápido possível voltar para sua amada fazenda de flores e sua família com Nina, Juan e Paco. Para montar um plano de fuga, ele vai contar com a ajuda inesperada de Una (Gina Rodrigues/Bruna Laynes), Dos (Daveed Diggs/Phillipe Maia) e Cuatro (Gabriel Iglesias/Wirley Contaifer), um trio de ouriços tão habilidosos quanto fofos - e doidinhos. Enquanto isso, seus amigos ainda lutam para serem escolhidos e o chamam de covarde por só pensar em fugir. O que Ferdinando fará? Será que ele finalmente vai ouvir seus amigos e começar a brigar por sua vida? Ou vai aceitar que é um "covarde" e fugir de qualquer jeito?

Lupe (Carauta) se esforça para fazer de Ferdinando um touro matador, mas olha ele enfrentando a ira desse coelhinho!
Envolvente desde os primeiros minutos, a sensível estória leva a gente a pensar sobre como encaramos nossa vida. É muito fácil se identificar com os personagens e seus dramas, e o mais surpreendente é que há tanto bom humor que o peso do contexto (um touro que tem como destino uma tourada não é nada mais do que uma alegoria da humanidade rumando para o final inevitável da morte) permanece como uma leve ameaça constante porém sem dominar os sentimentos do espectador. A gente se diverte tanto com as trapalhadas de Ferdinando, ri com as piadas sutis, gargalha com as crises histéricas de Lupe e as artimanhas dos ouriços que nem se dá conta do tempo passando. 

O trio de ouriços é uma das coisas mais fofas do filme (que já é uma fofura só!)
Com uma mensagem importante de respeito a si próprio, de consciência de que existe um mundo muito maior do que aquela bolha onde a gente vive (e que as regras nem sempre são justas), de que um ato de bondade pode mudar a vida de outras pessoas, O Touro Ferdinando me surpreendeu. Eu esperava ver uma animação bem feita e uma estória até triste e melancólica, mas do início ao fim o tom é positivo. Pais e filhos vão adorar os personagens e aprender preciosas lições de otimismo consciente, de bondade e amizade, enquanto se divertem a valer. Uma ótima pedida para as férias, vale o ingresso e a pipoca da família inteira.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates