É a 36º animação da Disney. Foi lançada em 1998!
Foi o primeiro filme lançado em DVD pela Disney em 1999.
Mulan é o único membro da franquia Princesas da Disney que não é membro da realeza. Ela não nasceu princesa, nem casou com um príncipe, apesar de ter se candidatado na sequência, Mulan 2, mas isso é assunto para outro post.
Este foi o último filme de animação da Disney a conter sequências com canções, após uma década de musicais de animação da Disney. As músicas só voltaram em A Princesa e o Sapo (2009), onze anos depois.
Mulan é a segunda princesa Disney a ter ambos pais vivos e presentes durante todo o filme. A primeira foi Aurora (A Bela Adormecida - 1959); depois vieram Rapunzel (Enrolados - 2010) e Merida (Valente - 2012) - mas só Mulan e Merida foram, de fato, criadas por seus pais.
As inscrições vistas na pedra do santuário de família de Mulan durante a canção de "Reflection" são os nomes dos animadores da Disney que trabalharam no filme, escritos em chinês antigo.
Hayabusa, o falcão de Shan-Yu, é a terceira ave parceira de um vilão da Disney. O primeiro foi Diablo, o corvo de Malévola (A Bela Adormecida - 1959), e o segundo foi Iago, a arara de Jafar (Aladdin - 1992).
"Fa" é a pronúncia cantonesa do nome da família de Mulan. "Hua" é a pronúncia correta em mandarim e significa "flor". "Hua Ping" (nome falso de Mulan o longa) significa "vaso de flores" ou apenas "vaso". Na China, um homem afeminado é freqüentemente chamado de "vaso de flores".
O golpe em que Mulan desarma Shan You com um leque é, de fato, uma técnica de artes marciais.
Em uma das versões da lenda, era o irmão de Mulan quem deveria se alistar nas forças armadas, não o pai. No filme, Mulan tem um cachorro chamado Irmãozimho, uma referência a esta versão.
Sobre o elenco
Jackie Chan serviu de modelo de arte marciais para os animadores. Ele também é a voz de Shang na versão chinesa e gravou um vídeo-clipe de "I'll Make a Man out of You" ("Não vou desistir de nenhum", na versão brasileira), em cantonês, claro.
Eddie Murphy estreou como dublador neste longa, ao dar voz a Mushu. Depois disso, ele deu interpretou o Burro na franquia Shrek.
Já o Imperador da China tem a voz de Pat Morita, o eterno Sr. Miyagi de Karatê Kid.
Mulan toca muito seu cabelo porque os animadores notaram que sua intérprete Ming-Na Wen (a agente May de Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.) fazia isso.
Lea Salonga, vencedora dos prêmios Tony e Olivier, fez testes para dar voz de Mulan, mas ela foi considerada pouco grave para quando a protagonista se passa por homem. Ming-Na Wen interpretou Mulan no filme, mas foi Salonga quem cantou todas as canções. Anos antes, Salonga também cantou as canções de Jasmine em Aladdin (1992).
No Brasil, a tarefa de falar e cantar como Mulan é de Kacau Gomes. Anos depois, a dubladora deu voz a outra princesa, Tiana de A Princesa e o Sapo. Ela também interpretou canções em Hércules, O Rei Leão 2, entre outras.
Já que estamos falando de atores, George Takei, o Sulo de Star Trek, é a voz original do primeiro ancestral. Enquanto B.D. Wong, o cientista da franquia Jurassic Park/Jurassic World, é a voz de Shang.
Sobre números
Os animadores usaram a mais recente tecnologia de computação da época para adicionar detalhes e imitar técnicas de câmera que anteriormente não estavam disponíveis em animação, como cenas de multidões de até 30.000 pessoas. Eles usaram um programa de computador chamado "Atilla" para fazer a sequência com 2.000 hunos a cavalo.
Mulan é, de longe, a personagem da Disney com a maior contagem de corpos de todos os tempos. A produção criou 2.000 soldados hunos, e a mesma quantidade de cavalos para a sequência do ataque. Destes, apenas seis homens sobreviveram à avalanche criada por Mulan. Somando animais e soldados, a contagem de corpos da moça é de 3.994. Embora a ela tenha colaborado, tecnicamente Shan-Yu é morto por Mushu. Será que conta meio ponto?
Sobre prêmios
Foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora – Comédia/Musical (Jerry Goldsmith, Matthew Wilder e David Zippel). Recebeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Trilha Sonora (Jerry Goldsmith) e Melhor Canção Original (Matthew Wilder e David Zippel por Reflection). O Grammy Awards lhes indicou na categoria Melhor Canção Composta Para um Filme ou Série de Televisão, por True to Your Heart.
0 comentários:
Postar um comentário