Mentes Sombrias

Mais uma distopia voltada para o público adolescente chega às telonas nessa semana: Mentes Sombrias (The Darkest Minds, 2018) é um bom exemplo de adaptação desse nicho literário, e se mantém acima da média. Na trama, uma misteriosa doença atingiu todas as crianças dos Estados Unidos e a maioria não sobreviveu. Os que restaram, adquiriram estranhas habilidades psíquicas - e, portanto, precisavam ser controlados pelo governo para não se tornarem ameaças. Baseado na obra homônima de Alexandra Bracken, o filme de Jennifer Yuh Nelson (diretora de Kung Fu Panda 2 e 3) é o chute inicial que promete manter a bola em jogo.

Ruby Daly (Amanda Stenberg, a Rue de Jogos Vorazes) é uma sobrevivente, embora ainda não tenha percebido nenhuma mudança em si. Mas, na manhã seguinte ao seu aniversário de dez anos, ela acorda e sua mãe não se lembra da sua existência - e a pequena Ruby vai descobrir que é uma das crianças especiais. Todas as que são como ela são levadas para reformatórios governamentais, onde  são separadas por cores (dependendo de seus poderes), vigiadas e controladas até que se descubra uma cura. A diretriz vem do próprio presidente Gray (Bradley Whitford), que tem interesse pessoal nisso: seu filho, Clancy (Patrick Gibson, o Steve da série The O.A.), foi um dos afetados pela doença e ele não poupará esforços para livrar o país daquela ameaça.

O diagnóstico, onde as crianças são separadas devido às suas habilidades: ameaças em potencial
Porém, o tempo passa e nenhuma cura é encontrada. Em seis anos, a economia entrou em colapso e houve evasão de americanos. As cidades estão abandonadas, e quem ficou tem medo do futuro. As crianças recolhidas são obrigadas a trabalhar e a manter a disciplina - mas apenas as que são classificadas nas categorias mais brandas. Azuis, Verdes e Dourados são tolerados, mas os Vermelhos e Laranjas são imediatamente eliminados por serem extremamente perigosos. E na hora de ser avaliada, Ruby descobre que é uma Laranja, com poder de influenciar as pessoas. Ela consegue manipular o doutor que a avaliava e se enquadra como uma Verde, de extrema inteligência. Seu disfarce dura por um tempo, mas logo ela será descoberta.

Zu (Cech), Ruby (Stenberg), Liam (Dickinson) e Bolota (Brooks): amizade para enfrentar perigos
Prestes a ser eliminada, ela recebe a ajuda inesperada da doutora Cate (Mandy Moore, a Rebecca da série This is Us), que a ajuda a fugir. Ela, porém, desconfia dessa ajuda providencial - especialmente depois que conhece um grupo de adolescentes como ela que vivem fora dos reformatórios. Zu (Miya Cech) e Bolota/Charles (Skylan Brooks) são liderados por Liam (Harris Dickinson), um ex-afiliado da mesma Liga das Crianças da qual Cate disse fazer parte - e ele avisa a Ruby que eles não são o que eles dizem ser. Juntos, eles vão enfrentar a perseguição de Lady Jane (Gwendoline Christie, a Brienne de Game of Thrones), uma caçadora de recompensas implacável, da Liga das Crianças e dos agentes do governo que procuram pela perigosa fugitiva para ajudar Ruby a voltar para sua família.


Os efeitos especiais dos Azuis é telecinese: estranhamente, estes efeitos ficam aquém dos outros
O longa em si é mediano, principalmente por conta de alguns efeitos especiais envolvendo os poderes de telecinese dos Azuis, mas tem seus méritos. A boa produção e rostos conhecidos do público, além de um bom ritmo intercalando ação e drama, são os maiores trunfos. Há espaço para introduzir questões atuais em meio ao entretenimento, sem se tornar enfadonho ou didático: o principal é o discurso contra o preconceito racial diluído em uma analogia esperta, com a separação em cores das crianças especiais. Como era de se esperar, há um romance entre os personagens e uma tensão romântica - afinal, esse é um livro voltado para um público mais jovem e que gosta dessas declarações e arroubos apaixonados típicos de sua idade. Mas nem por isso o filme é insuportável para os adultos que, por curiosidade, queiram assisti-lo.

O roteiro de Chad Rodge tenta condensar o máximo de informação sobre o universo distópico e dar margem para a imaginação, mas não chega a ser redondo. Nada que comprometa o trabalho da diretora Jennifer Yuh Nelson, que consegue manejar os detalhes e valorizar o carisma dos personagens, entregando um filme que chega a um fim satisfatório mesmo que a sequência não venha a ser produzida. Acho difícil de não acontecer, uma vez que o público parece empolgado com essa nova saga literária - e que deve arrebatar mais alguns fãs depois dessa incursão cinematográfica. 

Ruby e Liam: romance tipicamente adolescente
Por fim, Mentes Sombrias é uma pipoca adorável e divertida, leve e com um conteúdo mais encorpado do que só um romance adolescente. Não chega a ser um Jogos Vorazes ou Maze Runner (duas trilogias adolescentes de sucesso bem adaptadas para o cinema, embora nem mesmo elas tenham conseguido manter a alta qualidade cinematográfica até o fim), mas é acima da média dos filmes produzidos para esse público, sendo capaz de entreter também aos adultos. Isso, claro, se eles desapegarem da ideia de que este não é um longa da badalada série Stranger Things (apesar de ter os mesmos produtores), e das semelhanças com os mutantes mais famosos - além da diferença de produção para os atuais filmes de super-heróis. Ficamos no aguardo da sequência da história de Ruby Daly.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates