Buscando...

Buscando... (Searching..., 2018) é um bom Thriller de Suspense com uma estética inusitado: desde o início somos levados a acompanhar um pai que busca informações sobre sua filha desaparecida através da tela do computador onde ele realiza as buscas. É interessante acompanhar o desenrolar da trama pelo viés sugerido pelo diretor Aneesh Chaganty e, apesar de haver alguns pequenos furos no roteiro assinado por ele e Sev Ohanian, eles são muito bem camuflados na esperta montagem final.


Daniel Kim (John Cho) tem certa dificuldade de se comunicar com a filha adolescente, Margot (Michelle La) depois que sua esposa Pam (Sarah Sohn) faleceu. Como a vida seguia em frente, a jovem foi para a faculdade e eles agora se comunicavam praticamente apenas através de eletrônicos: telefone, chamadas de vídeo, emails, aplicativos de mensagem. Um dia, porém, Daniel não atende às chamadas que recebeu da filha durante a madrugada e já na manhã seguinte fica impossível de contactá-la. É nessa hora que ele descobre o quão pouco conhece sobre sua filha.

Desesperado, ele recorre à polícia. A detetive Vick (Debra Messing) é designada para o caso e começa a trabalhar junto com Daniel para tentar encontrar qualquer pista que pudesse solucionar o caso - mas as poucas informações que encontra os levam a acreditar que a jovem tivesse motivos para querer fugir. Inconformado, acreditando que aquele comportamento não era o normal de Margot e que havia algo mais, Daniel não vai desistir de continuar buscando o verdadeiro motivo do desaparecimento de sua única filha.
Visual do filme: acompanhamos toda a ação assim, como se estivéssemos buscando no computador
A trama, apesar de não ser realmente inovadora, prende a atenção até o final. Reviravoltas e pistas falsas cumprem seu papel, mas o que mais chama a atenção mesmo é a montagem. A forma parcial como enxergamos o todo dá um tom de suspense interessante, e apesar de ser um tanto incômodo enxergar as atuações sempre diretamente para a câmera (as videochamadas são todas direcionadas para a câmera, quase não há interação real entre os atores em cena), e a caça às pistas fica ainda mais interessante. Outro ótimo ponto que esse filme revela é a reflexão pós-sessão: é muito impactante descobrir o quanto nossas vidas estão expostas digitalmente, mesmo que se tente protegê-las com senhas. O rastro digital que deixamos é uma faca de dois gumes, e ambas estão afiadíssimas. Vai render um bom papo com os amigos, com certeza.

É preciso ressaltar também ótima a atuação de John Cho. Mais conhecido do grande público como o piloto da Enterprise da franquia dos cinemas de Star Trek, Cho se mostra um ator dramático de respeito. É notório também o fato desse ser um dos poucos filmes de Hollywood a ter um protagonista asiático sem que haja necessariamente uma temática cultural específica: a família Kim, atingida pela tragédia, poderia ser de qualquer outra origem e o resultado final seria o mesmo. Um sopro de diversidade mais que bem-vindo.

A escolha de John Cho com oo protagonista é um dos grandes acertos do filme
Buscando... vale a pipoca e o papo depois da sessão, pois é um filme interessante, com um bom argumento e uma solução visual diferente. Para quem espera um filme mais de ação, com um pai que sai em busca de justiça com as próprias mãos, esse filme será surpreendente - o espírito, no entanto, é o mesmo. A diferença fundamental é que Daniel usará a tecnologia ao invés de um revólver para tentar solucionar o caso - e isso é o que o destaca dentre os demais.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates