A primeira aventura da turminha do Bairro do Limoeiro chega essa semana aos cinemas de todo o Brasil. Turma da Mônica: Laços (2019) é inspirado na HQ de Vitor e Lu Cafaggi e baseado nos personagens criados por Maurício de Sousa, que há gerações vem divertindo e ensinando crianças pelo país. Na trama, Floquinho - o esperto cachorrinho de Cebolinha (Kevin Vechiatto) - é raptado e os amiguinhos vão precisar se unir para descobrir quem o levou.
A turminha: Cascão (Moreira), Mônica (Benitte), Cebolinha (Vechiatto) e Magali (Rauseo) |
A vida no bairro do Limoeiro é tranquila, exceto pelas traquinagens das crianças. Mônica (Giulia Benitte), Magali (Laura Rauseo), Cascão (Gabriel Moreira) e Cebolinha vivem brincando - e às vezes brigando, já que o garoto não desiste de bolar planos infalíveis (que sempre falham) para pegar Sansão, o coelho de pelúcia de Mônica, para se tornar o Dono da Rua. Mas um dia, um misterioso Homem do Saco (Rave Cabral) rouba seu cachorro, Floquinho, o que deixa o menino - sempre alegre e criativo - muito triste. Mesmo com os esforços dos adultos, ninguém encontra nenhuma pista do bichinho. Vendo o quanto ele sente saudades do animal, a turma resolve se unir para investigar. Juntos, eles vão enfrentar vários desafios: a turminha encrenqueira da Rua de Cima, uma noite sozinhos na floresta e um homem que rouba cachorros para ganhar a vida.
Cebolinha e os pais, Dona Cebola e Seu Cebola: busca por Floquinho é o fio condutor da trama |
A mensagem final, claro, não podia ser outra: amizade e união. A turminha sempre deu certo porque todos sabem que são diferentes uns dos outros e os aceitam mesmo assim - e essa é o grande recado que o autor vem trazendo para o público há mais de 50 anos. Nesse espírito, o filme traduz perfeitamente o universo lúdico que encanta os brasileiros e se atualiza com a audiência. Daniel Rezende, o diretor do longa, deixa as crianças à vontade em cena e o roteiro de Thiago Dottori dá espaço para a ação e a diversão no ritmo imaginativo de uma criança. O elenco infantil é uma graça, com destaque para Gabriel Moreira: o Cascão que ele traz à telona é muito parecido com o espírito do personagem nos quadrinhos.
O Louco (Santoro) aparece e some do nada - bem característico do personagem |
Há também boas surpresas, como a aparição de personagens que não estavam na história que inspirou o longa, de atores conhecidos do público em pequenas participações e a ótima caracterização dos personagens - em especial os pais das crianças. O Louco, interpretado por Rodrigo Santoro, é o ponto mais fora da curva no roteiro - mas sua participação é divertida e não compromete o roteiro, além de ser gratificante ver o ator se divertindo em cena. Qualquer espectador que já tenha lido uma revistinha da Turma da Mônica será capaz de reconhecer a mãe do Cascão ou o Seu Cebola (Paulo Vilhena), por exemplo, e isso é um tiro certeiro na nostalgia além de um enorme acerto da produção.
Mônica Iozzi faz uma participação como Dona Luísa, mãe de Mônica |
Uma ótima opção para as férias da criançada, Turma da Mônica: Laços vai divertir aos pequenos e aquecer os corações dos fãs mais antigos também. Vale o ingresso, a pipoca e aquela revisada básica na coleção de gibis que estão guardadas em casa.
0 comentários:
Postar um comentário