Home » , , » Inesquecível

Inesquecível

Tanta coisa está passando pela minha cabeça agora que mal sei por onde começar a falar desse filme. Eu sabia bem pouco sobre ele, além de que é uma dos mais aclamados da história e que se tratava de um filme de Francis Ford Coppola, sobre uma família de mafiosos e com Marlon Brando no elenco. Não sabia muito o que esperar. Surpresas não me faltaram. A começar por reconhecer rostos que eu nunca vi tão novos. A primeira sensação que tive ao ver Kay, namorada de Michael, foi: "já a vi em algum lugar". Mas até fazer a ligação com Diane Keaton levou algum tempo. Robert Duvall foi outro que eu só reconheci nas últimas cenas do filme.

Mas a surpresa maior foi o próprio filme. A impressionante atuação do elenco só reforça a minha empatia. Al Pacino também está soberbo como Michael, o filho prodígio que não quer se envolver com os negócios da família, mas acaba tomando partido quando o pai sofre um atentado. James Caan faz um Sonny responsável e irritadiço, que a gente sabe que vai acabar morto por sua impulsividade. E Marlon Brando é absolutamente impecável como o pai protetor e chefe de família, que é maior do que apenas seus filhos e netos. Quando tenta recusar a entrada das drogas em seu domínio diz algo do tipo "isso é mau, vai nos trazer problemas, não é como o os negócios que fazemos que não causam mal algum".

Tudo influencia na compreensão do filme e das personagens e aonde ele vai chegar. Já nas primeiras cenas, vemos um homem que pede justiça pela filha: o ambiente é sombrio, escuro, só se consegue distinguir os rostos. Lá fora, no casamento, o sol ilumina com força a animada festança que só uma família rica e poderosa poderia dar - mesmo para um casamento. É assim o tempo todo, luzes quando o cilma é mais ameno, sombras quando estamos "falando de negócios".

Impossível falar somente sobre uma cena do filme, muitas me impressionaram. As mortes são impactantes, tanto as sangrentas como a do próprio Don, que é absolutamente linda (quando é que eu a imaginar que uma cena de morte em um filme de mafiosos ia ser linda?). A que eu acho que é mais emblática é a final, quando a gente percebe que Michael é, por direito e por mérito, o novo Don Corleone - como já havia planejado com o pai. Depois de finalmente fazer a justiça que tanto queria cuidando dos inimigos, ele mente para a esposa e mantém os negócios em segredo para ela, que ainda vê os homens pedindo a benção ao "padrinho" antes de ser colocada completamente fora da jogada.

O filme é realmente esplendoroso. O roteiro não tem nenhum furo sequer e é riquíssimo, o ritmo da narrativa é perfeito, as imagens são belíssimas. As cenas das mortes são fortes, impressionantes, mas totalmente "O poderoso chefão" não é só um filme sobre a máfia, é sobre lealdade, respeito, família, responsabilidade. Agora eu entendo porque todos diziam que "O poderoso chefão" é um dos melhores filmes de todos os tempos e porque, como o gatinho no colo de Don Corleone logo no início do filme, todos queriam tanto a sua atenção.

Desculpem meu texto confuso, mas essa foi a impressão que eu tive. Muitas coisas a fazer referência (ou seria melhor reverência?), muitas cenas entre minhas preferidas, muitas atuações perfeitas. É muita coisa pra absorver em pouco tempo. Mas de uma coisa eu sei; sem dúvida nenhuma, é um dos meus preferidos agora. Com perdão da piadinha infame, o padrinho caiu nas minhas graças. Para sempre.

4 comentários:

Daniel Caetano disse...

Hehehe... O Poderoso Chefão é, de fato, incrível. Eu gosto muito, em especial por não seguir a linha "gangster estereotipado".
Agora... depois de assimilar o primeiro, preparem-se para a segunda parte. :)

Geisy Almeida disse...

Essa foi uma das razões por eu ter gostado ainda mais do filme: não tem estereótipo nenhum. A gente sente como se estivéssemos acompanhando a história da família, com seus dramas e seus negócios.

Já estou avisada, pronta para o segundo 'round' com os Corleone rs. Mas acho que ainda preciso rever o I pra assimilar melhor as coisas.

Mariana Silva disse...

Caraca, será que só eu que acho chato?! o.O'

Fabiane Bastos disse...

Liga não Mary, eu também tô nesse time, ò minha resenha: http://dvdsofaepipoca.blogspot.com/2010/01/encarando-o-padrinho.html

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates