Home » , , » Bastidores de Metrópolis

Bastidores de Metrópolis

Nós convidamos e ele topou. Acompanhe as impressões de nosso leitor/resenhista convidado Daniel Caetano, sobre Metrópolis. Participe mande opiniões você também!


Ao assistir Metrópolis pela primeira vez, tive a clara impressão de se tratar de uma produção que, para sua época, teve proporções similares às de Titanic no cinema moderno. Os cenários são grandiosos para a época, os efeitos especiais, executados direto na película, são bastante bem feitos - deixando com vergonha muitos filmes bem mais recentes. O número de atores é imenso, a atuação deles é esplendorosa para o tipo de mídia e a música "casa" perfeitamente com o filme. O que mais me chamou a atenção, entretanto, foi a ambientação e o enredo, que enfocam aspectos muito relevantes sobre a sociedade humana.

A ambientação é uma mistura curiosa de avanços e anacronismos. Na mesma cena em que aparecem enormes construções, aviões, viadutos inimagináveis para a época... aparecem também carros da década de 1920. O autor imaginou um 2026 como uma extrapolação da vida pós-revolução industrial. É nessa primeira camada do enredo que é apresentada a divisão de classes, entre os operários e a categoria dominante, representada pelo todo poderoso Joh, que gerenciatudo que ocorre a partir de sua sala na torre Babel, e seus "filhos", que aproveitam a vida no Clube dos Filhos. (O filme é repleto de referências religiosas. No caso, "Club of the Sons" pode ser simplesmente uma referência aos "escolhidos", os "filhos de Deus".)

Neste panorama, a ambientação apresenta a tecnologia como um elemento que tem apenas o propósito de servir aos homens da classe dominante, usualmente envolvendo algum tipo de exploração da classe trabalhadora. O filme todo apresenta relógios de 24 horas e de 10 horas, indicando que o dia ainda tem 24 horas em 2026 - ou seja, não semudaram as convenções), mas próximo aos trabalhadores há, muitas vezes, apenas relógios de 10 horas: as 10 horas do turno de trabalho¹, uma situação que o autor imaginou que não fosse mudar pelos próximos 100 anos!

Apesar do foco na questão da exploração do trabalho, o filme não se limita à superfície do problema, aprofunda-se nas razões que levam a essa situação: a falta de comunicação entre as pessoas, sejam elas da mesma classe social ou entre as classes sociais. Esse ponto é reforçado diversas vezes, a começar pela escolha da Babel como o centro de coordenação da organização social vigente e tornando o ponto explícito com a afirmação de que "Todos falavam amesma língua mas ninguém se entendia". Em alguns casos, percebe-se até a dificuldade que algumas pessoas da classe trabalhadora tinham para falar com Joh - e muitas são repreendidas por ele por conta disso. Mesmo o filho de Joh, Freder, tenta se comunicar com o pai, mas este nunca lhe dá uma resposta, apenas lhe olha tristonho. Os únicos que se manifestam mais abertamente para Joh são o líder dos operários e o cientista, Dr. Rotwang, que, curiosamente, representariam uma espécie de "classe média" dentro do contexto filme.

O próprio filme entra mais a fundo e apresenta o motivo da falta de diálogo: a falta de amor, no sentido genérico que nós damos à palavra nos tempos atuais, expressado pela frase que o mediador entre as mãos e a cabeça deve ser o coração (em outras palavras: O elo entre os que pensam a sociedade e os que fazem a sociedade tem que ser o sentimento, o amor pela sociedade). Isso tem duplo sentido: nossas ações devem ser reflexos de nossas razões balizadas pelas nossas emoções... caso contrário, temos um mundo extremamente utilitarista, onde nada tem muito propósito aparente, além de manter o status-quo.

Neste sentido, o filme tem uma roupagem de tragédia grega: nada do que as pessoas fazem tem um grande propósito; ninguém quer salvar o mundo e ninguém quer o bem estar do universo. Todos os personagens tem propósitos bastante limitados: Joh quer manter o status-quo, preocupando-se com o fato de que aparentemente há trabalhadores pensando - fazendo planos; Freder deseja conquistar Maria; Maria tenta manter os trabalhadores unidos até que o portador da mudança venha; a robô Hel tem o propósito de causar a rebelião; os trabalhadores têm o propósito de trabalhar e, em certo nível, Rotwang tem o propósito de se vingar... mas nenhum deles pensa muito além disso, ou seja, o que vai acontecer depois... ou seja, não sabem muito bem qual é o objetivo por trás do que fazem.

Os trabalhadores praticamente nem são retratados fora de seu horário de trabalho², a não ser quando aparecem com Maria, que, aparentemente, cuida dos trabalhadores e das crianças. Freder faz coisas o tempo todo, mas aparentemente sem nexo, como se acreditasse que uma força superior o guiasse. A robô Hel age histericamente,seguindo com seu aparente propósito de causar a discórdia nos operários, mas ela não faz apenas isso: acaba causando discórdia por todo lugar que passa... o próprio cientista, sabendo o caos e as consequências do que Joh lhe pede, as faz assim mesmo, no que chega mais perto de um propósito maior no filme, a já comentada vingança. Nem mesmo Joh, já que ele estimula uma rebelião e, quando ela acontece, ele não sabe o que fazer com ela. Embora, contraditoriamente, ele tenha estimulado uma rebelião pelo medo de uma rebelião futura.

Essa "insanidade" vem do fato que está tudo separado no filme: o pensamento, a ação e o sentimento estão espalhado nos vários personagens do filme; os trabalhadores precisam de alguém que lhes diga o que fazer, e os da classe dominante precisam de alguém que lhes faça as coisas. Entretanto, todos eles perderam a capacidade de sentir, de amar, de se importar: tanto que se tornam incapazes de diferenciar entre uma pessoa de verdade e um robô, algo que para os expectadores é muito fácil (devido à ótima atuação de Brigitte Helm... Helm, Hel... hm!)! Excluindo-se a própria Maria e Freder, nenhum outro personagem parece distinguir a robô Hel de Maria - nem mesmo o Dr. Rotwang, que a criou, consegue diferenciá-las, e isso fica claro no momento em que Maria se pendura no sino e Rotwang tem a aparente certeza de que se trata de Hel.

Considerando a aparência de tragédia grega que o filme traz, alguns dos personagens parecem traduzir a tríade de sentimentos descrita pelos gregos: ágape, filia e eros. Freder encarna o ágape, o sentimento de entrega completa pelos outros, inquestionável e eterno. Um ponto onde isso fica mais evidente é o momento em que ele substitui 11811, um trabalhador que sequer nome tem, em seu trabalho aparentemente sem sentido, apenas para livrá-lo de seu sofrimento. A busca dele por Maria também é um indício deste caminho.

Maria encarna a filia, que é o sentimento próximo da amizade, comum entre pais e filhos e entre irmãos, apreocupação, o cuidar. Isso fica evidente em diversas passagens, desde a primeira vez em que ela aparece, quando ela diz para Freder, sobre as crianças que estão sobre os cuidados dela: "Estes são seus irmãos". Também aparece no momento em que ela cuida dos operários, dizendo para que eles tenham calma, que esperem pela vinda do intermediador.
A robô Hel, por sua vez, encarna o eros, o apreço pelos sentidos carnais e mundanos. Os pontos onde isso é bastante enfatizado é na um tanto despropositada cena em que ela aparece como dançarina erótica, seduzindo a todos, e também quando semeia a discórdia entre os operários, usando para isso de um apelo a aspectos materiais.

Talvez não por acaso a robô Hel (que tinha a imagem de Maria, fora baseada na verdadeira Hel, que havia causado a discórdia entre Rotwang e Joh, e que era mãe de Freder. Uma interpretação possível para a verdadeira Hel é que ela fosse o elo, o coração entre os que pensam e os que agem. Com sua morte, tudo transformou-se em caos; a caoticidade da situação indica o que ocorre quando estes elementos - ação, razão e emoção - todos não andam juntos. Um indivíduo completo e coerente precisa unir todos estes elementos.

O enredo tem ainda uma terceira camada, citando os aspectos religiosos. Desde o próprio nome Babel, passando pelonome do "senhor de tudo", Joh, que perde tudo ao longo do filme, seja no nome de Maria, quando ela faz a posição do sagrado coração de Jesus e, em especial, no momento em que dizem que todo o tipo de pecado ocorre sob seus pés, ainda que nesse caso estejam se referindo, na verdade, à robô Hel. Aliás, o personagem que causa a discórdia é Hel, seja a pessoa, seja o robô, um nome que lembra bastante o termo "inferno" (Hölle, em alemão, e Hell em inglês), relação relativamente reforçada pelo pentagrama invertido sobre a cabeça da robô, em sua primeira aparição e quando lhe é dada a "vida".
Nesta terceira camada, há ainda a preocupação com os lobos (robô Hel) em pele de cordeiro (aparência de Maria)³ e com as desastrosas consequências de se deixar seduzir pelos encantos e possibilidades, algo que aconteceu tanto pelo lado de Joh quanto pelo lado dos trabalhadores. Há, neste caso, uma referência às muitas obras que representam a Revolução Francesa com uma mulher à frente (como a que ilustra o post, La liberté guidant le peuple de Eugène Delacroix): na versão de Lang da "queda da bastilha" de Metrópolis, Hel lidera os operários ao som de acordes da Marselhesa.
Metrópolis é um filme extremamente rico e que, apesar de todas as restrições que a época impunha, impressionabastante, em especial pela atualidade (!) de todos os temas que trata. Um ótimo filme, obrigatório para todos os cinéfilos de plantão.

¹Apesar de a OIT ter indicado jornadas de trabalho de 8 horas diárias já em 1919, isso foi implementado apenas para uma pequena minoria dos trabalhadores. Apenas a partir da crise de 1929 foi que a jornada semanal de 44 ou 40 horas e 8 horas de trabalho diários passou a ser uma realidade para a maioria dos assalariados.
²Só as horas de trabalho deles importa, talvez esse seja o simbolismo por trás do relógio de 10 horas para eles. É importante notar que um único relógio de 12 horas aparece no filme: o de Joh.
³Em alemão, Hell também significa brilho, pureza, dentre outros... acaba dando uma ambiguidade ao nome.

1 comentários:

Giselle de Almeida disse...

Essa questão do relógio dos trabalhadores é uma sacada genial, e muito emblemática. Adoro a cena em que o filho do Fredersen diz algo do tipo: "Esse turno não vai acabar nunca?". Ali ele começa a sentir na pele o que é a vida dos seus recém-descobertos "irmãos"...

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates