3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Outras janelas

Desde que Jeff (James Stewart) deu sua primeira bisbilhotada pela janela, a moda pegou. Agora o que não faltam são personagens vigiando a vida alheia. Todos, é claro, merecidas referências, e reverências, ao clássico do mestre do suspense Alfred Hitchcock.

Confira as referências mais interessantes:

Dublê de Corpo (Body Double, EUA, 1984)
Nesse suspense, um ator fracassado de filmes B admira uma mulher que tira a roupa na janela do apartamento em frente ao seu. No entanto, desconfia que aquela bela mulher é também perigosa e decide ir atrás para investigar. Dirigido por Brian De Palma, com Craig Wasson e Melanie Griffith

Cinco Evas e um Adão (Head Over Heels, EUA, 2001)
Isso mesmo, uma comédia romântica! Amanda Pierce divide o apartamento com quatro estonteantes top models. E parece ter encontrado o parceiro ideal no prédio em frente: Jim. O problema é que Amanda vê pela janela o que parece ser um crime. Jim assassinando uma garota com um bastão de beisebol. A partir daí, ela e suas quatro divertidas colegas de apartamento vão tentar investigar o caso. Dirigido por Mark Waters, com Monica Potter e Freddie Prinze Jr.

O Outro Lado da Rua (Brasil/França, 2004)
O representante brazuca da lista traz uma mulher aposentada que faz uma espécie de ''bico'' para a polícia carioca - denunciando bandidos, que logo são capturados. Um dia, da janela de sua casa, testemunha um assassinato. O suposto criminoso é preso, mas logo libertado por seu juiz. Não contente, a mulher continua investigado e acaba até se relacionando com o suspeito. Dirigido por Marcos Bernstein, com Fernanda Montenegro, Raul Cortez, Laura Cardoso.

Paranóia (Disturbia, EUA, 2007)
Após a morte do pai, o jovem Kale Brecht se torna uma pessoa mal-humorada, fechada e problemática. Tanto que depois de uma grande confusão um tribunal de justiça o sentencia à prisão domiciliar. Sem ter o que fazer, Kale se transforma num voyeur, sempre bisbilhotando as casas vizinhas. É quando ele começa a desconfiar que um dos vizinhos seja um serial killer.

Bad Romance (Lady Gaga, 2009)
O representante musical vem do fenômeno de 2009, Lady Gaga faz referência não apenas a Janela Indiscreta, mas a ao mestre do suspense Alfred Hitchcock, em um trecho de Bad Romance.
"I want your psycho (Psicose)
Your vertigo (Um corpo que cai) stick
Want you in my rear window (Janela Indiscreta)"

Lua de Mel em Metrópolis (Lois & Clark, 1993 - 1ª temporada)
Ao invés de assassinato, o homem de aço e sua parceira investigam pela janela de um hotel um político corrupto que negocia armas e ameça a segurança nacional. O episódio tem direito a Lois dando uma de Lisa e invadindo o apartamento em frente. É verdade que a tarefa fica muito mais fácil se seu parceiro não tem uma perna quebrada e ainda é capaz de voar, ver através de paredes, tem super-força,...

Um Bart na Escuridão (Bart of Darkness - Os Simpsons, 1994 - 6ª temporada)
Fechando com chave de ouro a versão da família amarela mais indiscreta da TV. Num dos verões mais quentes da historia, Bart e Lisa enchem o saco de Homer para construir uma piscina. Mas ao tentar saltar de sua casa da árvore para a piscina Bart cai, quebra a perna e fica todo o verão trancado em seu quarto. Ganha um telescópio de Lisa e começa a vigiar Springfield e acaba vendo o que parece ser Ned Flanders matando a esposa, Maude. 

0 comentários: