Home » , , » As aulas do professor Jones

As aulas do professor Jones

É o clássico da "Sessão da tarde" para quem, assim como a blogueira que vos escreve, cresceu nos anos 80 e 90. Tumbas, armadilhas, bandidos muito malvados, animais ameaçadores, romance, lugares exóticos e artefatos sobrenaturais muito valiosos. Vai dizer que esse filme não tem tudo que precisa? É diversão na certa!

O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) precisa encontrar a Arca da Aliança, poderoso artefato místico, antes dos nazistas, uma vez que, segundo a lenda, o exército que o possuir será invencível. Além de descobrir a verdadeira localização da arca, ele ainda precisa enfrentar os bandidos e acertar as contas com um romance antigo.

Eu não sei vocês, mas eu fui criada a base de aventuras como esta, que flertam constantemente com o perigo, mas que nunca é tão sério que não se possa fazer uma piada. Como na cena onde Toht (Ronald Lacey, com timing perfeito) parece montar um instrumento de tortura muito perigoso: acuados os outros personagens se encolhem, e ele pendura seu casaco. Ufa, era só um cabide!

Existe cabidofobia???
O ritmo constante e alucinante só diminui quando o professor Jones precisa nos informar o que é a arca, e porque tem que encontrá-la. O que é compensado pelo mistério da história e do artefato em si. As cenas de perseguição e brigas rápidas no estilo "piscou, perdeu", e, com muito humor, conseguem interessar o espectador de uma forma que faz inveja a muito filme de ação.

Vibramos a cada vilão caído, seja ele importante ou um mero figurante. E tudo sem culpa, já que, uma vez que servem a Hitler, podemos odiar sem dó nem piedade (isso é uma regra não oficial do cinema? Gente, aqueles caras são filhos de alguém!). Além de rirmos muito da burrice dos caras. Não adianta ter a arma mais poderosa do mundo se não sabem usar! Tem que ler o manual, não importa em que língua está escrito. O que me faz pensar: imagina se o oficial nazista tivesse convencido Belloq a levar a arca diretamente a Hitler, sem todo o ritual na ilha deserta? Teria apagado um dos episódios mais sangrentos da história da humanidade!

Do macaco à Sallah (John 'Glimi' Rhys-Davies), todos acertaram no tom da atuação. Os tipos caricatos que o estilo de filme exige, poderia tornar os personagens falsos se feitos de forma equivocada. O mesmo aconteceria com a mocinha Marion (Karen Allen), que, além de alternar entre vítima e mocinha decidida, ainda precisa nos provar ser digna de Jones. Suas sucessoras não conseguiram.

Também temos o privilégio de ver o que realmente existe dentro da arca. Coisa que nenhum personagem vivo conseguiu. Pergunta: só eu morro de curiosidade de saber o que guardam as outras milhares de caixas daquele depósito do fim do filme?

Mais que a aventura e os personagens marcantes, o que prende a plateia é o carisma do herói, no caso Indy (sentiu a intimidade?). O arqueólogo parece ter a incrível habilidade de se meter em confusões impossíveis de se safar e também, a ainda mais incrível, de se livrar delas no último segundo de um jeito espetacular. E tudo de forma bastante divertida, ao menos para nós aqui do sofá.

Aventura, romance, segredos, explosões, aprendizado, coloca pipoca e refri junto. Vai dizer que não é um programão? E se assistirmos enquanto crianças, as lições recebidas são ótimas. Aprendemos a não colocar a mão em metal quente. A não confiar em macacos desconhecidos. Que é possível se dependurar em baixo de um caminhão em movimento. Que cobras odeiam fogo (problemão no set, os bichinhos faziam o oposto, aparentemente elas gostam de se aquecer). Sempre devemos jogar a comida para o alto, caso esteja envenenada: um amigo terá tempo de te salvar. Crianças são melhores defesas que coletes a prova de balas. É possível ir até o Egito e não ver nenhuma pirâmide. E o melhor remédio para uma bebedeira é uma mudança súbita na trama.

Eu sou aluna confessa do professor Henry Jones Jr. E você???

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates