Home » , , , » Inspirados em Oz

Inspirados em Oz

Todo clássico que se preze inspira outros filmes, refilmagens e produções na Brodway. Essa história teve várias versões para o cinema. Vamos conferir algumas.

"O feiticeiro" (The Wiz, 1978), uma filmagem de peça da Brodway de mesmo nome, cuja inspiração veio do livro de L. Frank Braum, é a versão mais diferente de todas. Produzido pela Motown, famosa gravadora dos anos 70, o filme conta a história da tímida professora do Harlem (Diana Ross), que é magicamente transportada para para o maravilhosa terra de Oz, que é a versão mágica da cidade de Nova York. Ela se torna amiga de um espantalho (Michael Jackson), um homem de lata (Nipsey Russell) e um leão covarde (Ted Ross). Juntos vão atras do feiticeiro de Oz (Richard Pryor) que diz ser poderoso o bastante para leva-la para casa de novo. O filme é adaptado da peça da Brodway de mesmo nome do ano 1975. Foi ainda indicado a quatro Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Cenografia. Também foi dirigido por Sidney Lumet. Apesar de ter um elenco grandioso, ter sido dirigido por Lumet e pelas indicações para o Academy Awards, foi um fracasso de bilheteria e crítica, porém os criticos deram pontos positivos para a atuação de Michael Jackson.



Com "Tin Man - a nova geração de Oz" (Tin man, 2007) a história ganha ares de releitura, uma versão moderna da história. Até o poster do filme mantém os ares clássicos, porém repaginados. Nessa ficcção científica, a garçonete D.G (Zooey Deschanel) pousa inesperadamente em um lugar desconhecido e precisa da ajuda de três improváveis amigos e do grande Mystic Man (o vencedor do Oscar Richard Dreyfuss) para fugir da cruel bruxa Azkadellia (Katheen Robertson). Os outros rostinhos conhecidos são de Alan Cumming (O filho do Máscara, X-Men 2)


Uma versão bem antiga e totalmente tupiniquim é "O Mágico de Oróz", de 1984, com a turma toda de Os Trapalhões no auge do sucesso. Didi, um sertanejo humilde que padecia fome e sede devido à seca no nordeste brasileiro, segue com seus companheiros Soró e Tatu rumo à cidade de Oróz em busca de melhores condições de vida. Pelo caminho, Didi encontra mais três novos companheiros: o Espantalho (Zacarias), a quem salvou de um bando de Carcarás; o Homem-de-lata (Mussum), que desejava um coração para completar sua felicidade; e o Leão (Dedé Santana), que era o delegado covarde de Oróz. O Leão desejava livrar-se de sua covardia. Até que encontram no deserto o lar do Mágico de Oróz. Este os aconselha a buscarem um monstro de metal que jorra água pela boca, a fim de resolverem o problema da seca e a nunca desistirem na busca pra conseguir o que desejam. Após enfrentarem e derrotarem, com a ajuda do Mágico de Oróz, o malvado Coronel Ferreira, que comercializava a pouca água dos açudes de Oróz, são levados pelo Mágico e seus poderes à cidade do Rio de Janeiro, onde conseguem encontrar o procurado "monstro" (que na verdade era uma torneira gigante).

Nem mesmo os Muppets conseguiram resistir aos encantos do Grande Mágico e fizeram a sua versão, "The Muppest's wizard of Oz" (2005). Sonhando ser uma cantora famosa, a talentosa Dorothy Gale sempre quis atingir o topo de uma boa carreira de música. No entanto, seus tios (principalmente a Tia Em) a proíbem de sair para longe. Triste, ela vai para o trailer em seu quarto para descansar. No entanto, iria chegar um ciclone no Kansas e eles procuraram um abrigo, mas Dorothy se esqueçe de Totó (seu lagostim de estimação) e volta atrás dele. Chegando tarde demais, o trailer em que ela estava é atingido pela fúria dos ventos e ela é enviada ao mundo mágico de Oz, e sai em busca de um modo para ir para casa. No caminho ela conheçe o Robô de Lata (Gonzo), o Leão Covarde (Urso Fozzie) e o Espantalho (Caco, o Sapo). No elenco humano, participações de Queen Latifah, da cantora de R&B Ashanti e do diretor Quentin Tarantino (?!), como ele mesmo.
De 1908 à 2008 fora feitos cerca de 31 longas com histórias de Oz. Conheça todos os títulos.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates