Home » , , , , » O lado sombrio de Oz

O lado sombrio de Oz

Ok, a história é infantil e já contamos um monte de coisas bonitinhas sobre o filme da semana. Então está na hora de ver o outro lado de Oz... Vocês já devem ter ouvido falar da lenda urbana de que o álbum The dark side of the moon, do Pink Floyd, é perfeitamente sincronizado com o longa de Victor Fleming. O "cruzamento" tem até nome: Dark side of the rainbow. Como eu nunca tinha visto o filme, até então não tinha dado muita bola para o assunto. Mas foi só fazer uma busca no YouTube que descobri vários vídeos que juntam as duas coisas. A banda já negou essa história de que o disco foi feito em cima do filme, e dizem que nem poderiam ter tentado algo do gênero, simplesmente por não terem tecnologia para isso em 1973, ano em que produziram o álbum. Hummmm... Claro que os fãs não se deram por satisfeitos e acharam várias coincidências (ou não?) entre as duas obras. Quer ver?

- Logo no início do filme, quando Dorothy se equilibra sobre uma cerca e ela balança os braços, é o exato momento do verso "Balanced on the biggest wave" ("Balançar-se na maior das ondas"), de "Breathe". Assim que ela cai, a música termina e começa "On the run".

- Os sons de relógios da introdução de Time começam a tocar assim que Elvira Gulch aparece na bicicleta.

- A canção "Money" começa na hora que o filme fica colorido.

- "Eclipse" termina com sons de um coração batendo, exatamente quando Dorothy tenta ouvir o coração do Homem de lata.

E isso é só uma pequena demonstração. Os fãs não deixaram passar nada, a lista é enorme. Se são só coincidências ou referências intencionais eu não sei, mas não deixa de ser interessante ver, por exemplo, como a música "Great gig in the sky" se encaixa direitinho com a sequência do tornado. É impressionante! Vejam e tirem suas próprias conclusões.

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente incrível a sincronia! Já vi o filme ao som do Pink Floyd e acho difícil não ter sido intencional, até porque há mais de 50 sincronias como essa! Até a capa do disco tem uma alusão ao filme. P & B, colorido, depois P & B novamente. E mais, o disco Pulse de 1995 tem escondido no olho de sua capa uma bicicleta e uma menina (que penso ser a Dorothy).E na música "Great Gig in the Sky" dá pra ouvir uma backing vocal dizer: "I've never said I was afraid of Dorothy". Pink Floyd é Pink Floyd.

Edevaldo, Pinhão-PR

Daniel Caetano disse...

Eles podem negar à vontade, isso _não pode ser coincidência_!!! :)
E, se foi coincidência, chuta que é macumba! :)

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates