Home » , , » Tantanrantaaaaan... Tantaraaaaannn...

Tantanrantaaaaan... Tantaraaaaannn...

Vai dizer que essa não é a primeira coisa que vêm à sua cabeça quando o assunto é Indiana Jones?!


Convenhamos: Indiana Jones (Harrison Ford) é o cara. Ele era pra ser um cara normal... Pelo menos a gente tem a impressão de que arqueólogos e professores universitários são pessoas normais. Mas não o ilustríssimo (e famosíssimo) Sr. Jones. Ele se mete em tudo que é buraco - literalmente - em busca de tesouros amaldiçoados, apesar de morrer de medo de cobras, adora dar uma de Tarzan, usa o chicote como se tivesse nascido num circo e ainda sabe atirar. Onde foi que ele aprendeu isso tudo? Pra completar, nosso anti-herói sempre se dá mal: passa por todos os perrengues, mas acaba levando o ouro e a glória é o seu rival Belloq (Paul Freeman). Ah, e nisso ele ainda arruma tempo pra ter um revival com uma ex-namorada bem, digamos, "arretada" (rapidinho, vamos fazer umas contas? ela é mais nova que ele, e disse que era muito nova quando se envolveram... quantos anos eles tinham quando se encontraram pela primeira vez?)

O filme vai em ritmo alucinante do início ao fim. Começa com uma expedição na América do Sul (mais genérico, impossível) e mostra Indy acompanhado de alguns exporadores locais atrás de um ídolo de ouro. Após passar por traições e se livrar de diversas armadilhas (a cena horrorosa dos dois homens cobertos de aranhas caranguejeiras e a clássica fuga da bola de pedra), ele perde seu troféu para o inescrupuloso Belloc. Voltando para a universidade, Jones é convocado para uma reunião com dois agentes do FBI e descobre que um de seus amigos está supostamente envolvido com os nazistas. Deduz que o füher está atrás da Arca Perdida, uma arma mortal (qualquer exército que a possuir será invencível). Começa a corrida contra o tempo para chegar à Arca antes dos agentes de Hitler. Até chegar à Arca, Indy passa por poucas e boas.

O filme é cheio de participações que, para mim, são especiais. Fora a atuação perfeita de Harrison Ford, ver Alfred Molina logo no início do filme, quase como um figurante, realmente me surpreendeu. Afinal, ver o Dr. Octopus uns bons 15 anos mais jovem e ainda passando a perna em Indiana Jones era uma coisa impensável pra mim. OUtra surpresa, essa ainda maior, foi reconhecer John Rhys-Davies. E reconheci só pela voz: foi ele falar a primeira frase e eu ofeguei "é o Gimli, o anão de 'O Senhor dos Anéis'!" Também, com tanta maquiagem e efeito especial no filme de Peter Jackson, só mesmo pela voz para reconhecer o ator. Sua personagem é ótima, grande amigo de Indy e super prestativo. Mas perde em carisma para o miquinho do mercado. Coisinha mais fofinha e arisca! Tremendo amigo-da-onça, pulando em cima do balaio onde a mocinha se esconde pra dizer onde ela se escondeu; depois tava lá, confortanto o Indy quando ele achou que ela tinha morrido na explosão do caminhão. No fundo, confesso, fiquei com pena quando ele morreu por comer as tâmaras envenenadas.

Resolvendo a situação, à la Indiana

Várias cenas estão entre as minhas favoritas. As do mercado em Cairo, com Indy batendo em vários homens ao mesmo tempo (acho difícil derrubar 3 homens com um soco só, ainda mais se você não tem um físico nem o treinamento de um lutador de jiu-jitsu); a dele enfrentando o cara com um sabre (depois de esperar um pouco pelos malabarismos com a adaga, dá um tiro muito desleixadamente e mata o oponente); a corrida para roubar o caminhão com a Arca (ele leva um tiro no braço, mas consegue se segurar em um caminhão em movimento e não ser atropelado, passar por baixo dele e voltar pra acertar o soldado que dirigia o caminhão e retomar a direção)... Só ele para conseguir isso. Mas também, com uma história criada por George Lucas, direção de Steven Spiberg, trilha sonora de John Williams e Harrison Ford no auge da carreira, era muito fácil apostar que "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" seria o ótimo filme que é e que viria entrar fácil, fácil em qualquer boa lista de "melhores filmes de todos os tempos". Quero ver o Belloq tirar essa dele...

1 comentários:

Fabiane Bastos disse...

AMEI o título! Eita menina criativa.

Se entendi direito, Marion deveria ser adolescente na primeira vez que encontrou Jones. Papa anjo ele!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates