1 - 8½ é autobiográfico, com muitas cenas retiradas da vida do próprio diretor, algumas até mesmo de seus sonhos.
2 - O título 8½ faz referência a carreira do diretor Federico Fellini. Até então ele havia dirigido 6 longa-metragens, 2 episódios de filme e co-dirigiu outro longa.
3 - Certa vez Felini declarou que escolheu o título provisório no início da produção, mas como não pensou em nome melhor acabou por mantê-lo.
4 - Fellini chegou a cogitar a possibilidade de escalar Laurence Olivier como o protagonista, papel que acabou ficando com Marcello Mastroianni.
5 - 8½ fez sua estréia oficial no Festival Internacional de Cinema de Moscou, e acabou levando o prêmio máximo do evento.
6 - Um numeral e meio como título, nem sempre é a melhor solução. Não é de se admirar que 8½, possa ser encontrado com tantos títulos alternativos: Fellini 8½, Federico Fellini's 8½, Otto e mezzo ou ainda Oito e Meio.
7 - O filme inspirou um musical da Brodway. Nine 9 de maio de 1982, com Raul Julia (o Gomes de A Família Adams) interpretando Guido Contini. Foram fetas 729 apresentações e receberam cinco prêmios Tony. Em 2003 uma nova versão estrelada por Antônio Banderas, que teve 283 apresentações recebeu outros dois prêmios Tony.
8 - O musical por sua vez inspirou um longa-metragem. A versão homónima para o cinema de Nine estreou em 2009 com um elenco estelar (Daniel Day-Lewis , Penélope Cruz , Marion Cotillard , Nicole Kidman , Judi Dench, Sophia Loren, Stacy "Fergie" Ferguson, Kate Hudson). Contudo a recepção do publico e crítica não foram boas.
8½ - O longa tem 140 minutos de duração.
Ok! Admito que essa última não foi grande coisa, mas precisávamos de algo para contar como meio, não é!
0 comentários:
Postar um comentário