Home » , , » Vai entender...

Vai entender...


A sinopse de não é lá essas coisas: cineasta atormentado que não consegue ter uma ideia para o seu próximo filme. O que torna o longa de Fellini tão diferenciado é... Fellini. Quem já viu algum filme do diretor sabe que uma de suas características mais marcantes é seu gosto pelo clima onírico, pela força das memórias, por um apelo menos racional. E, sim, tudo isso pode ser muito confuso. Eu não sei vocês, mas acho mais fácil acompanhar os flashbacks, flashforwards e flashsides de Lost que embarcar nessa viagem pelo imaginário do diretor. É difícil, mas não deixa de ser um exercício interessante.

Primeiro, preciso explicar que eu fiz o caminho inverso de muita gente. Antes de ver o original, assisti à sua recente adaptação cinematográfica, Nine - na verdade, a versão para a telona de um musical da Broadway inspirado em . E comparar as duas obras talvez me faça ver mais qualidades no longa italiano. Isso porque o filme de Rob Marshall consegue destruir toda e qualquer sutileza e (por que não?) poesia da história, juntando todos os ingredientes disponíveis na trama sem chegar a lugar algum. Interpretações, diálogos, músicas, tudo vira uma gororoba pra lá de indigesta (leia mais aqui).

Por tudo isso, não me aborreci ao ver o galã Marcello Mastroiani em cena na pele de Guido ou Anouk Aimée como Luisa, duas das interpretações mais impressionantes do filme. Aliás, o casal em crise é uma das poucas constantes do longa, que alterna inúmeras personagens (principalmente femininas) sem se prender a nenhuma nem se preocupar em explicar de onde elas vêm. Elas simplesmente giram em torno de Guido, sejam elas reais ou imaginárias. E se perder nesse meio é fácil, fácil, e, às vezes, irritante. Minha diversão era tentar achar a correspondente do filme americano: quem é a Fergie, a Nicole Kidman, a Penélope Cruz.
 
O que cansa é a duração do filme: 138 minutos de devaneios e delírios foi demais para mim. No mais, adorei as cenas sobre o filme propriamente dito: desde a atriz que fazia todos os testes possíveis mas não tinha ideia de qual seria seu papel até o momento em que Guido discute com seus produtores sobre alguns fiapos de ideias que surgiram depois de muito sofrimento. A resposta era algo do tipo: "Ninguém quer ver coisas que não entende!". Bota autobiográfico nisso, hein, seu Fellini? Provocação pura! Por ironia (ou vergonha da ignorância?), o ininteligível virou cult. Vai entender...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates