Home » , , » Alegria e sutileza

Alegria e sutileza


Chaplin foi um gênio. De forma simples e delicada, de forma engraçada e ingênua, ele apresenta o amor puro de um vagabundo por uma florista cega, e tudo o que é possível fazer por causa de um amor. O cara finge ser um milionário, e até se torna amigo de um milionário de verdade [mas só quando este está bêbado demais]; se mete nas maiores roubadas, a maioria hilárias, tudo para conseguir o dinheiro necessário para pagar o aluguel atrasado da florista [que cuida da avó] e uma cirurgia que a devolveria a visão.

Com piadas ingênuas, arranca gargalhadas de quem assiste. Tudo foi pensado para fazer rir e refletir. Impagável a cena de abertura, em que o vagabundo é descoberto dormindo sobre a estátua a ser inaugurada. As inúmeras quedas na água na tentativa de salvar o milionário suicida, o ritmo acelerado das cenas de dança só a fazem ser mais engraçadas, a rixa com o mordomo. Tudo tem aquele ar meio 'bobo', mas é impossível resistir ao charme do personagem Carlitos. É o que dizem, quando uma piada é boa, não importa quantas vezes você a ouça. Ela sempre vai ser ótima.

Devo ressaltar a cena da festa como a minha favorita. E, confesso, me identifiquei com ela. Explico: na cena, Carlitos engole, sem querer, um apito. Começa, então, a soluçar e apitar. Chega um cantor para se apresentar, mas a crise de soluços se agrava. E nada consegue fazer parar aquele apitaço. A situação vai ficando cada vez mais constrangedora, até que ele resolve sair do local - mesmo que isso não resolva seu problema. A cena, hilária, me lembrou das minhas crises de riso - quando eu começo, não páro; aí a situação vai ficando ridícula e eu me enchendo de vergonha, o que só faz eu ficar ainda mais nervosa e rir mais ainda. Detalhe: minha gargalhada é tão ridícula quanto um soluço-apito. E a cena final, tão fofa, o reconhecimento através do toque das mãos... Onde foi para a máxima "o que os olhos não veem, o coração não sente"? Críticas sociais e quebra de paradigmas sem ser enfadonho, e ainda contar um conto de fadas.

Acho que essa é a verdadeira graça dos filmes de Chaplin em geral, fazer graça com coisas cotidianas, coisas a que qualquer sujeito está exposto. Quem nunca quis impressionar alguém e deu tudo errado? Quem nunca se deu mal por querer ajudar alguém? Assim é Luzes da cidade (City lights). Não é uma piada, é uma história de amor contada com charme e delicadeza, mas também não me canso de ver. Mais um pra minha já grandinha lista de "filmes para ter em casa e rever dezenas de vezes".

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates