Home » , , » Curiosidades em meio às luzes da cidade

Curiosidades em meio às luzes da cidade

Tecnicamente, Luzes da Cidade não é um filme mudo. Embora os diálogos apareçam escritos na tela,  o longa possui música e efeitos sonoros sincronizados. Chaplin só pôde fazê-lo sem falas pois produzia e dirigia seus próprios filmes. Depois do lançamento de O cantor de jazz em 1927, aderir aos talkies, os filme falados, era regra em Hollywood. O último filme completamente mudo de Charles Chaplin foi The circus, de 1928.

Chaplin chegou a despedir Virginia Cherril, a florista cega, por chegar sempre atrasada.  Ele recomeçou as gravações com Georgia Hale, coadjuvante em The gold rush (1925), atitude que encareceu os custos: não seria possível refazer as cenas prontas sem levar a produção à falência. O que o fez recontratar Cherril para poder concluir as filmagens. Ela só aceitou o papel de volta depois de um aumento de 100% em seu salário.

Luzes da cidade teve, na época, o maior número de takes para uma única cena. Perfeccionista, Chaplin era famoso por filmar muito mais takes que outros diretores da época. Foram precisos 342 para ele ficar satisfeito na cena em que o Vagabundo compra flores da moça cega. O problema? Ele não conseguia encontrar um modo de mostrar que a moça o confundira com um homem rico. A solução foi a simples batida da porta do carro.

Luzes da cidade foi muito bem recebido pelo público e crítica em seu lançamento. Foi, e ainda é, aclamado por grandes diretores como Orson Welles, Stanley Kubrick, Federico Fellini, Woody Allen.

A estreia em Los Angeles tinha Albert Einstein entre os convidados. Já em Londres, Chaplin teve Bernard Shaw sentado ao seu lado.

Em relação à última cena do filme, o crítico James Agee escreveu na revista Life em 1949 que foi a "melhor atuação já registrada em celulóide".

Chaplin expressava desprezo pelos Oscar. Segundo seu filho, ele provocou a ira da Academia ao deixar seu Oscar de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Isto talvez explique porque Luzes da cidade e Tempos modernos, considerados por várias enquetes como dois dos melhores filmes de todos os tempos, nunca foram indicados a um único Oscar.

O Vagabundo é provavelmente o personagem mais imitado da história do cinema. Rumores contam que o próprio Chaplin participou uma vez de um concurso de imitadores de Charlie Chaplin. Ele tirou o 3º lugar!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates