Home » , , » Simplesmente charmoso!

Simplesmente charmoso!

Infelizmente familiares e amigos a minha volta não curtem cinema tanto quanto eu, a maioria fica nos blockbusters, e pronto. Logo cansei de ouvir a nada agradável pergunta - Por que você está fazendo isso? - ao explicar porque estava assistindo a um filme antigo. A essa altura já cansei de tentar explicar e quando alguém se espanta com a idade do filme a que estou assistido, apenas digo - Tô a fim de ver!

A partir daí vocês podem imaginar a minha surpresa quando me vi cercada no sofá ao assistir Luzes da Cidade. As crianças da família, reunidas após o tradicional almoço de domingo, se dobravam de tanto rir ao assistir à cena da tentativa de suicídio. Os adultos que passavam na sala, davam aquela espiada e, ao invés do tradicional asco pela falta de cor e som, soltavam um surpreendente - Ah, é Chaplin!

Cconquistar plateias desinteressadas é tarefa difícil, especialmente para filmes de quase 80 anos. Tarefa que o vagabundo tirou de letra. A receita para isso? Charme puro! Acompanhado de muito bom humor e ingênuidade.

Carlitos por si só é adorável, e adorado, por muitos. É, provavelmente, a figura mais imitada da história do cinema, mesmo os espectadores mais alienados reconhecem o bigodinho, a bengala, a cartola e o andar desequilibrado. Adicione a um personagem querido, a doçura de um romance ingênuo e fica difícil, aliás, impossível resistir.

O romance é singelo e doçe, mas nunca meloso, afinal o diretor (o proprio Chaplin) encontrou os espaços perfeitos para inserir as cenas cômicas que encantaram a criançada por aqui. Criando o ritmo perfeito para a atuação exagerada típica de filmes mudos.

Não que Luzes da cidade seja completamente mudo: além da música, este também tem efeitos sonoros, usados de forma bastante inteligente como na divertida cena em em que o Vagabundo engole um apito. Contudo a ausência de falas dos personagens conserva aquele ar de nostalgia que só os filmes mudos tem.

Pensando melhor, acredito que seria difícil, insano e desagradável dar voz ao Vagabundo. Afinal ele é um mímico por natureza. Além do mais, depois do que vi no último domingo, pergunto - Quem disse que ele precisa falar para encantar gerações?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates