3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Curiosidades de "Blow up" (Atualizado)

Além de ter sido o primeiro filme em língua inglesa de michelangelo Antonioni, foi também o primeiro a exibir uma cena de nudez fronta lfeminina (da cantora-atriz Jane Birkin) em um filme não-erótico e dirigido ao grande público.

Quatro mil dólares. Esse foi o preço que o produtor do filme, Carlos Ponti, gastou para comprar os direitos autorais do conto "As armas secretas", extraído do livro "As babas do diabo", de Julio Cortázar. o filme rendeu 25 milhões de dólares.

Segundo o crítico Guillermo Arias, na revista on-line de cinema "Feedback-zine", "Blow up é um filme intimamnte ligado ao tempo em que foi feito: Londres, meados dos anos 60, baseado num conto de Julio Cortázar que questiona o poder da veracidade da imagem através da história de um fotógrafo que assegura poder resolver o enigma de uma um crime a partir da análise de uma série de fotografias que ele tirou e que amplia sucessivamente".

Esse filme foi citado como a fonte de inspiração para dois filmes de Hollywood, A conversação (1974), de Francis Ford Coppola e Blow out (1981), de Brian de Palma.

A banda The Yardbrids interpreta uma canção antes do final do filme. Ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes em 1967.

A escolha de Antonioni para a personagem Jane foi Eva-Britt Strandberg. A atriz teve uma reunião com o diretor e executivos da MGM, que não a aprovaram por considerá-la nariguda demais.

O fotógrafo David Bailey esteve cotado para interpretar o personagem Thomas. Já Terence Stamp foi o escolhido para interpretar Thomas, mas deixou o projeto duas semanas antes do início das filmagens que ocorreram entre 24 de abril e julho de 1966.

Existe uma versão com 14 minutos a menos, editada pela CBS para sua primeira exibição na TV americana.

O orçamento de Blow-Up - Depois Daquele Beijo foi de US$ 1,8 milhão.

O roteiro do filme foi parcialmente baseado no conto Las babas del diablo do argentino Julio Cortázar.

O longa foi citado como a fonte de inspiração para dois filmes de Hollywood, A Conversação (1974) de Francis Ford Coppola e Blow Out (1981) de Brian DePalma.-

Blow-Up recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa. E 3 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Direção de Arte - Filme Britânico e Melhor Fotografia - Filme Britânico. O único que levou para casa foi a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

0 comentários: