Home » , , » Curiosidades de "Blow up" (Atualizado)

Curiosidades de "Blow up" (Atualizado)

Além de ter sido o primeiro filme em língua inglesa de michelangelo Antonioni, foi também o primeiro a exibir uma cena de nudez fronta lfeminina (da cantora-atriz Jane Birkin) em um filme não-erótico e dirigido ao grande público.

Quatro mil dólares. Esse foi o preço que o produtor do filme, Carlos Ponti, gastou para comprar os direitos autorais do conto "As armas secretas", extraído do livro "As babas do diabo", de Julio Cortázar. o filme rendeu 25 milhões de dólares.

Segundo o crítico Guillermo Arias, na revista on-line de cinema "Feedback-zine", "Blow up é um filme intimamnte ligado ao tempo em que foi feito: Londres, meados dos anos 60, baseado num conto de Julio Cortázar que questiona o poder da veracidade da imagem através da história de um fotógrafo que assegura poder resolver o enigma de uma um crime a partir da análise de uma série de fotografias que ele tirou e que amplia sucessivamente".

Esse filme foi citado como a fonte de inspiração para dois filmes de Hollywood, A conversação (1974), de Francis Ford Coppola e Blow out (1981), de Brian de Palma.

A banda The Yardbrids interpreta uma canção antes do final do filme. Ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes em 1967.

A escolha de Antonioni para a personagem Jane foi Eva-Britt Strandberg. A atriz teve uma reunião com o diretor e executivos da MGM, que não a aprovaram por considerá-la nariguda demais.

O fotógrafo David Bailey esteve cotado para interpretar o personagem Thomas. Já Terence Stamp foi o escolhido para interpretar Thomas, mas deixou o projeto duas semanas antes do início das filmagens que ocorreram entre 24 de abril e julho de 1966.

Existe uma versão com 14 minutos a menos, editada pela CBS para sua primeira exibição na TV americana.

O orçamento de Blow-Up - Depois Daquele Beijo foi de US$ 1,8 milhão.

O roteiro do filme foi parcialmente baseado no conto Las babas del diablo do argentino Julio Cortázar.

O longa foi citado como a fonte de inspiração para dois filmes de Hollywood, A Conversação (1974) de Francis Ford Coppola e Blow Out (1981) de Brian DePalma.-

Blow-Up recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Inglesa. E 3 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Direção de Arte - Filme Britânico e Melhor Fotografia - Filme Britânico. O único que levou para casa foi a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates