Home » , , » Um pouco de nonsense não faz mal a ninguém

Um pouco de nonsense não faz mal a ninguém


Ainda não tinha visto nenhum filme dos irmãos Marx até o clássico dessa semana, O diabo a quatro. E foi uma surpresa bem agradável. Aliás, fui só eu que lembrou muito dos nossos Trapalhões ao vê-los em cena? Groucho, Harpo, Chico e Zeppo devem ter sido uma grande (se não a maior) inspiração para Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Pelo menos, foi essa a minha impressão. Acho que, para quem é da minha geração, deve ser inevitável a comparação. Aquele tipo de humor, em muitos momentos bastante infantil, me fez lembrar que às vezes um pouco de ingenuidade faz bem à comédia. Foi assim nas melhores sequências do filme, em que os diálogos são até dispensáveis.
 
Confesso que fiquei meio tensa quando começaram os números musicais (e aquele insuportável hino de Freedônia), mas me senti devidamente "vingada" na divertida cena final. O roteiro é sim uma grande sátira política: fala de totalitarismo, falsas alianças políticas, jogos de interesses e outros temas que a gente está cansado de saber. Mas a graça do longa está mesmo em certos detalhes, como Rufus (Grouxo) ser incapaz de manter uma conversa com o mínimo de sentido. Algumas piadas se perdem na tradução (quem prestar atenção ao diálogo original em inglês vai perceber isso), mas o ar nonsense se mantém do início ao fim, garantindo o charme do filme.

E não podemos esquecer do intencional ridículo bigode pintado de Rufus ou da inexplicável obsessão de Pinky (Harpo) com sua tesoura. Charuto, chapéu, bolsos, nada escapava a ele! Absolutamente sem sentido, mas engraçado. Mas a minha sequência favorita é a da briga com o vendedor de limonada aí da foto. A sequência em que Chicolini e Pink se disfarçam de Rufus também é genial, desde suas caracterizações, rápidas trocas de cena até a ótima parte em que os irmãos se encaram diante de um inexistente espelho. Ah, deu saudade de assistir a Os Trapalhões...

3 comentários:

Desinibida disse...

Oie...

Queria muito acompanhar os filmes com vocês... vou tentar assistir mais talvez não consiga no tempo!
Não tem mais locadora por aqui, a unica rede forte é blocbuster e não moro tão perto de nenhuma. Baixar na net é a solução então vou tentar, mas em casa a net é lenta e como são filmes antigos não é fácil achar!

Adoro ver os post de vcs e fico morrendo de vontade de ver... vou tentar! rs.

beijos!!!

Desinibida disse...

Oie...

Queria muito acompanhar os filmes com vocês... vou tentar assistir mais talvez não consiga no tempo!
Não tem mais locadora por aqui, a unica rede forte é blocbuster e não moro tão perto de nenhuma. Baixar na net é a solução então vou tentar, mas em casa a net é lenta e como são filmes antigos não é fácil achar!

Adoro ver os post de vcs e fico morrendo de vontade de ver... vou tentar! rs.

beijos!!!

Anônimo disse...

In it something is. Now all is clear, thanks for an explanation.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates