3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um pouco mais do elenco: Irmãos Marx

Zeppo, Harpo, Chico e Groucho
Chico (Leonard Marx), Harpo (Adolph Arthut), Grouxo (Julius Henry), Gummo (Milton) e Zeppo (Herbert), eram irmãos e juntos formaram um grupo de comediantes de teatro, cinema e TV conhecidos como Irmãos Marx.

Filhos de imigrantes judeus, nasceram em Nova Yorke e mostravam talento musical desde a infância. Harpo podia tocar vários instrumentos, inclusive harpa que tocou com frequência nos filmes. Chico era pianista e Grouxo tocava violão.

Começaram no teatro vaudeville, onde seu tio al Shean atuava, como parte da dupla Gallagher and Shean. Groucho estreou em 1905 como cantor. Dois ainos depois ele e Gummo formaram um trio junto com Mabel O'Donnell, The  Three Nightingales. Em 1908 Harpo se tornou o quarto Nihtingales, que siginifica rouxinol em português.The Four Nihtingales se tornou The Six Mascosts, em 1910, quando incluiu mamãe Marx e a tia Hannah.

Certa noite, em um teatro de Nacogdoches, Texas a apresentação foi interrompida pelos gritos vindos de fora por causa de uma mula descontrolada. A platéia correu para fora a fim de ver o que estava acontecendo e quando retornou, Groucho, enfurecido com a interrupção, disse que "Nacogdoches está cheia de baratas" e outras coisas. Em vez de se enfurecer, a platéia gargalhou. Foi aí que a familia percebeu uma nova possibilidade artistica para a trupe, a comédia.

Com o tempo as aprensentações de canto com um pouco de comédia evoluiram pra um esquete passado em uma sala de aula. Groucho era o professor e os outros seus alunos. Achou que o professor Girafales e o professor Raimundo eram os pioneiros, né!


Gummo foi lutar na Primeira Gerra Mundial, e Zeppo o subistituiu nos ultimos anos do teatro vaudeville, na Brodway e nos filmes da Paramout. Nessa época os irmãos, agora conhecidos por The Four Marx Brothers começaram a desenvolver seu peculiar tipo de comédia e a desenvolver seus personagens. Groucho começou a usar seu bigode pintado; Harpo, a usar buzinas de bicicleta e nunca falar (ele não era mudo), Chico, a falar com um falso sotaque italiano.


Na década de 1920, os Irmãos Marx se tornaram um dos grupos teatrais favoritos nos Estados Unidos. Seu aguçado e bizarro senso de humor, satirizava instituições como a alta sociedade e a hipocrisia humana. Sob a gerência de Chico e a direção criativa de Groucho, o vaudeville dos irmãos os tornou famosos na Broadway.

Quando Hollywood fez a mudança do cinema mudo para o cinema falado, os espetáculos dos Marx se tornaram pupolares. Eles fecharam contrato com a Paramount e começaram uma nova fase em sua carreira, a dos filmes. Horse Feathers (Os Reis da Pelota) de 1932, no qual satirizaram o sistema universitário americano, foi o filme mais popular até então e ganhou uma capa na revista Time.

O último filme na Paramount, Duck Soup, ou O Diabo a Quatro em português,  de 1933 (o filme da semana no DVD, Sofá e Pipoca) dirigido por Leo McCarey, é o único na lista dos filmes do século do American Film Institute. Na época o público não foi receptivo à sátira aos ditadores e as guerras. Depois desse filme, Zeppo declarou que não faria mais filmes.

Os três remanescentes se mudaram para a Metro Goldwyn Mayer, e seguindo a sugestão do produtor Irving Thalberg alteraram a fórmula dos filmes seguintes. Misturaram romance e numeros musicais, não cômicos a sua comédia. Os cinco primeiros são considerados geniais em sua forma. Entretanto, com a morte de Thalberg em um tiroteio em 1936 o grupo ficou sem quem os protegesse e ajudasse na MGM.
Chico, Groucho e Harpo em 1948

Após uma curta experiência na RKO (Room Service, 1938), os Irmãos Marx fizeram três filmes razoáveis antes de sair da MGM, At the Circus (1939), Go West (1940) e The Big Store (1941). Outros dois filmes foram feitos para saldar as dívidas de jogo de Chico, A Night in Casablanca (1946) e Love Happy (1949), ambos produzidos pela United Artists.

Eles trabalharam juntos depois, em cenas diferentes, em um filme considerado ruim, The Story of Mankind (1957). E em 1959 em um especial de televisão, The Incredible Jewel Robbery em 1959. Chico e Harpo fizeram algumas aparições teatrais juntos. Enquanto Groucho começou uma carreira de apresentador, de 1947 até meados dos anos 60, no programa You Bet your Life. Tambem escreveu livros autobiográficos: Groucho and Me (1959) e Memoirs of a Mangy Lover (1964).

Em 16 de janeiro de 1977, Os Irmãos Marx colocaram seu nome na Calçada da Fama.

Confira abaixo a filmografia irmãos Marx.

Filmes com os quatro irmãos:

Humor Risk (provavelmente de 1921), nunca lançado, possivelmente perdido
The Cocoanuts (1929), Paramount
Animal Crackers (1930), Paramount
The House that Shadows Built (1931), Paramount
Monkey Business (1931), Paramount
Horse Feathers (1932), Paramount
Duck Soup (1933), Paramount

Filmes somente com Harpo, Chico e Groucho:

A Night at the Opera (1935), MGM
A Day at the Races (1937), MGM
Room Service (1938), RKO
At the Circus (1939), MGM
Go West (1940), MGM
The Big Store (1941), MGM
A Night in Casablanca (1946), United Artists
Love Happy (1949), United Artists
The Story of Mankind (1957)

Fonte: Wikipédia.

4 comentários:

Andie disse...

Oie... desculpa, não sei pq ele gerou 3 comentários iguais... rsrs

E só depois que postei percebi que estava no perfil do "pensando no casamento". Eu quero sim participar, mas com o meu novo blog "Desinibidas" (eu fiz esse blog para falar de outros assuntos, não apenas de casamento). Quer desvincular entendeu, senão a pessoa entra e pensa, ah ela só pensa em casamento rs.
beijos

Andie disse...

Ah! apaguei seu comentário pq aquele post é apenas para quem quer participar do sorteio... rsrs
E ai não quer entrar no sorteio? sei lá se ganhar da para alguém que conhece... rsrs
Vcs 3 estão convidadas a participar!
beijos

ps: pode apagar esses recados já que estão desvinculado do assunto do post.

Desinibidas disse...

Oie!

Vou participar com este blog ok! rsrs... eu que fiz confusão.

beijos

Fabiane Bastos disse...

Não vou apagar não. Adoro conversas de cometários, hehehe

Nos optamos por escrever no mesmo blog, e manter os blogs pessoais (que estão na barra de menu), com a programação normal, mas você pode participar como quiser.

Enviando as resenhas p/ gente publicar aqui e/ou lá no seu blog mesmo. Agente até coloca seu link por aqui.

Seja bem vinda, Desenibida Andie! rs