Home » , , » Prefiro o filme mudo...

Prefiro o filme mudo...

Quem tem medo do lobo mau?

M, o vampiro de Dusseldorf
(M - Eine Stadt sucht einen Mörder, 1931), é o primeiro filme falado de Fritz Lang. E nós, aqui do Dvd, Sofá e Pipoca já assistimos a outro clássico do diretor, Metrópolis - um dos primeiros filmes da lista. E eu adorei Metrópolis. Mas não posso dizer o mesmo de M, o vampiro.

A história é boa, mas me soa muito estranha: uma série de desaparecimentos de crianças acaba levando a população da cidade à histeria; grupos se organizam na caçada ao "monstro", polícia, e bandidos recrutam para dar cabo do assassino. Ele é descoberto pelos mendigos recrutados pelos bandidos e encurralado num prédio comercial; capturado, é levado a "julgamento" popular, onde todos votam a favor de sua morte após o homem confessar sua culpa.

O roteiro é bom e, como a maioria dos filmes em preto e branco, a fotografia e o jogo de luz e sombra tornam as cenas mais impactantes. Mas, no geral, achei confuso. A narrativa e algumas interpretações ainda estão impregnadas pela teatralidade do cinema mudo. E, apesar de ser um filme falado, não há sons externos. Portanto, em longas sequencias, fica somente o visual - sem absolutamente nenhum outro som. E o silêncio incomoda. Bom, talvez tenha sido proposital, ou apenas uma questão de ainda estar se adaptando à nova tecnologia. Mas me incomodou muito.

E o filme parece confuso também por seu final inconclusivo: após ter sido "condenado" pelos populares, foi levado a julgamento na corte. Mas sua sentença (após especulações de que poderia ser solto ou inocentado dos crimes durante o julgamento no prédio abandonado) não é mostrada. Será que ele foi mesmo preso? Ou será que foi absolvido por sua doença? Como disse a mãe chorosa ao fim do filme: isso não muda nada, isso não trará as crianças de volta. Mas bem que eu gostaria de saber o que aconteceu. A propósito: que tem a ver "vampiro nessa história?

1 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Tem um motivo sim, para ter vampiro no nome. Fique ligado nas curiosidades do filme, essa semana no DVD, sofá e pipoca.

Bjs

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates