Home » , , , » Uma grata surpresa

Uma grata surpresa

  
O desafio proposto por este blog - assistir a 50 filmes em um ano - já me reservou algumas surpresas, mas ouso dizer que O bandido da luz vermelha foi o filme que mais superou minhas expectativas até agora. Não que eu esperasse uma porcaria, mas sou obrigada a admitir minha completa ignorância em relação ao cinema nacional. Sou da geração da chamada retomada, que começou, se não me engano, com Central do Brasil, em 1998. E foi preciso uma indicação ao Oscar para os cineastas tupiniquins conquistarem o respeito do público brasileiro. O que foi produzido antes disso eu desconhecia. É um defeito grave para qualquer cinéfilo, eu sei, mas pretendo corrigir isso a partir de agora. E o clássico de Sganzerla é um ótimo ponto de partida.

Para começar, o filme tem 42 anos, mas corpinho de 20. Sério, não é aquele velho clichê do "ainda soa tão atual". O clima é de 1968, o que fica claro nos penteados armados das mulheres, nos carros conversíveis e na reação das pessoas ao que hoje chega a ser banal: Janete Jane (Helena Ignez) é tachada de "traficante de maconha" como se fosse o pior crime possível. Dá pra imaginar isso hoje em dia? Chega a ser engraçado, numa época em que o crack já deve estar até ultrapassado. Ou a descrição do perigoso Bandido da luz vermelha (Paulo Villaça): entre outras coisas, ficamos sabendo que ele é "dono de um imenso repertório de palavrões". Realmente, devia ser chocante.


Mas o que me impressionou mesmo foi a direção de Sganzerla. Sabe aquele papo de filme arrastado demais, que a gente costuma associar aos filmes mais antigos, especialmente os nacionais? Não se encaixa nesse caso. O filme, preto e branco, tem uma fotografia incrível, uma edição ágil, vários planos abertos e movimentos de câmera. Isso sem falar nos ótimos recursos do letreiro luminoso e da narração pseudojornalística que se repetem ao longo da projeção. Foge do óbvio e dá um efeito bem interessante à história, que, por si só, já é sensacional. E o mais impressionante é que o diretor tinha apenas 22 anos quando rodou o longa. Sinal de que a experiência pode até ser importante, mas cinema também precisa de frescor.

O bandido não se resume a uma cinebiografia tradicional, não condena nem absolve. Apenas mostra várias facetas de um personagem ambíguo, contraditório e intrigante. Ora chamado de "Zorro dos pobres" ou de "muito religioso", ele era também um criminoso da pior espécie: além de roubar, estuprava e matava suas vítimas sem clemência. E depois ia curtir, como se nada tivesse acontecido. Está tudo lá, mas sem recorrer aos manjados recursos de sempre. Ora, nem tudo está perdido...

1 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Momento, nerd: na verdade o primeiro filme da retomada a chamar atenção foi Carlota Joaquina (1995), de Carla Camurati e com Marieta Severo no papel título.

Quem disse que não aprendi nada fazendo monografia?

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates