Home » , , » Simplesmente encantador

Simplesmente encantador


"Como eu nunca havia ouvido falar desse filme"? Era a única coisa que eu conseguia pensar enquanto assistia a Aurora. Ainda bem que existe o DVD, sofá e pipoca para sanar minha ignorância cinematográfica, porque o longa de F. W. Murnaut é encantador. Tem todo aquele charme dos filmes mudos e alguns recursos bem modernos para a época, mas o melhor mesmo é a história, contada com simplicidade e delicadeza.

Nosso protagonista sem nome, casado e pai de família, se deixa envolver pelos encantos de sua amante e planeja a morte da esposa. Se isso lhe causa horror, imagina à pobre mulher, que descobre da pior maneira possível que o marido não é bem quem ela imagina. Quando o plano dá errado, ele se arrepende, e passa a fazer de tudo para reconquistá-la. Nessa longa caminhada para recuperar a confiança perdida, um dos momentos mais bonitos é quando o casal entra na igreja na hora em que está acontecendo um casamento. Ouvir os votos dos noivos no altar funciona como uma espécie de epifania: "O que foi que eu fiz?". Lindo, lindo.


A partir daí, vamos acompanhando de perto a reaproximação do casal (é, eles não têm nome) é alternada com momentos ternos e românticos, com outros muito bem-humorados, como a sequência do porquinho bêbado e da escultura quebrada. Reparou? O filme reúne ingredientes tão diferentes como tragédia, drama, romance, comédia... E tudo muito bem costurado, uma habilidade para poucos. Está lá também a semente para várias histórias de amor que assistimos repetidamente no cinema, com os encontros e desencontros dos protagonistas até o tradicional final feliz. Parece simples demais? Às vezes, a simplicidade é a melhor qualidade que uma obra pode ter.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates