Home » , , , » Avacalha e se esculhamba!

Avacalha e se esculhamba!

Quando ouvir dizer que o filme de cinema intitulado O Bandido da Luz Vermelha é livremente inspirado na vida do bandido real de mesmo nome, lembre-se: a ênfase está no livremente! A vida da versão cinematográfica é bem mais curta que a de seu inspirador, mas é tempo suficiente para contar muita coisa.

Enquanto comete seus crimes, com muito estilo (conversa com as vítimas quando está afim, elimina sem pensar duas vezes, elabora grandes fugas, sem falar no visual bang-bang de sua máscara) a polícia, a mídia e a sociedade faz um estardalhaço. 

Policiais e investigadores buscam qualquer pista. Jornalistas inventam nomes, publicam qualquer história, ou mesmo mero rumor relacionado a ele. Entre os civis, de pessoas comuns a candidatos a cargos políticos, muitos afirmam saber a real identidade do bandido. E "Luz" (um de seus muitos nomes) continua apenas vivendo sua vidinha. O "inha" é para reforçar a mediocridade de sua existência, apontada por ele mesmo repetidamente, durante todo o longa.

O cenário, um Brasil nos anos 60 muito mais movimentado que eu esperava ver no longa. Movimentos políticos, especulações, drogas, bandidos a solta e até bolas luminosas no céu, tudo devidamente exposto de forma empolgante pela narração. E como este filme tem narração! Além dos devaneios do bandido vivido por Paulo Vilaça, um programa de rádio pseudo-jornalístico nos acompanha durante toda a projeção. Apresentado por um casal, as notícias são enfatizadas pelo revezamento (!?) das vozes masculina e feminina, que dividem não apenas notícias, mas frases e até palavras.

Impossível não mencionar a narrativa, completamente desconstruida, ousada e cheia de recursos como a própria narração constante os letreiros luminosos. 1968? Foi mesmo feito naquela época?

Para o Bandido, a situação começa a mudar quando uma amante entra em cena. Rejeitada e a procura de vingança, Janete Jane acaba descobrindo seu segredo e espalhando aos sete ventos. E mesmo tendo acertado as contas com a moça (mais uma execução fria), ele até que gostou da possibilidade de receber alguma atenção. Mas nem isso, afinal ele era um boçal!

Não gosto da idéia de que "a pessoa é para o que nasce", parece um jeito bonito de afirmar a existência do destino. Entretanto pode ser verdade, se a pessoa acredita. Jorge, o bandido da luz vermelha acreditava, que não servia para nada (nem para se matar), e foi assim que levou sua vida. Sem perspectivas de vida não dava valor a nada, nem ninguém e acreditava que não poderia mudar nada. E quando não podemos fazer nada, agente se avacalha e se esculhamba.

Para a blogueira que vos escreve restaram uma boa primeira impressão do cinema marginal e algumas perguntas a serem solucionadas: Janete Jane só tinha uma roupa? Quando pararam de vender espígas de milho no cinema? Os binóculos eram 3D? Eram as bolas luminosas discos voadores? E finalmente, porque tentar se matar com tinta óleo se você tem uma arma? Não creio que consiga as respostas, mas não custa perguntar.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates